quinta-feira, 10/04/14

Direito à conversão do tempo trabalhado sob condições especiais pelos servidores públicos é reconhecido pelo STF

gesto do tempoO Departamento Jurídico do SINTSPREV/MG informa que foi aprovada a Súmula Vinculante 33 pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em que foi reconhecido aos servidores públicos a possibilidade de contagem de forma diferenciada do tempo de serviço trabalhado em condições especiais (insalubres, perigosas ou penosas) para aposentadoria e outras vantagens decorrentes da contagem de tempo de serviço.

 

O CNASP (Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos), coletivo de qual as assessorias jurídicas do SINTSPREV/MG e FENASPS fazem parte, foi representado pelo advogado Francis Campos Bordas, que esteve presente no Plenário do STF atuando ostensivamente na conquista de tão importante direito dos servidores públicos.

 

O verbete de súmula terá a seguinte redação: “Aplicam-se aos servidores públicos, no que couber, as regras do Regime Geral de Previdência Social sobre aposentadoria especial de que trata o artigo 40, parágrafo 4º, inciso III, da Constituição Federal, até edição de lei complementar específica”.

 

Espera-se, a partir de tal Súmula, que não haja mais resistência da Administração Pública em contar o tempo especial dos servidores públicos, ao menos até que haja a edição da Lei Complementar que regulamentará a matéria (o que atualmente não existe).

 

Esclarece-se que a Súmula Vinculante ainda não foi publicada (portanto sem efeitos imediatos). Tão logo ela seja publicada, novas orientações serão fornecidas pelo Sindicato para a categoria.

 

É mais uma vitória dos servidores públicos!

 

 

DEPARTAMENTO JURÍDICO

SINTSPREV/MG

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 26/03/24 PARTICIPE DA LIVE COM CANDIDATOS DA CHAPA 2 DAS ELEIÇÕES PARA OS CONSELHOS DA GEAP CONVIDAMOS OS BENEFICIÁRIOS DA GEAP, REPRESENTANTES DE ENTIDADESE DEMAIS APOIADORES PARA PARTICIPAR DE NOSSA ...
segunda-feira, 25/03/24 COM NÚMEROS QUE COMPROVAM AUMENTO NA ANÁLISE DE CONCESSÕES, FENASPS REITERA SOLICITAÇÃO PARA QUE GREVE DE 2022 SEJA CONSIDERADA COMPENSADA DEFINITIVAMENTE Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. ...
quinta-feira, 21/03/24 EM OFÍCIO, FENASPS REIVINDICA AO INSS QUE SERVIDORES(AS) NÃO SEJAM PREJUDICADOS POR INCONSISTÊNCIAS NOS SISTEMAS Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, ...


Convênios

ver mais

Ótica Firenze Ótica Santa Efigênia . Belo Horizonte - CEP 30150-240 (31) 3241-1183
Mais detalhes

Hotel Turista Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3273-7282
Mais detalhes

Pousada Minas Gerais e Hotel Luxor Ouro Preto Hotéis . Outro Preto - MG (31) 3551-5506 / 0800.702.5506
Mais detalhes
Top