quinta-feira, 06/05/21

ESSENCIAL É A VIDA: NÃO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA PANDEMIA!

Aprovado na Câmara, o PL 5595/20 vai à votação no Senado. Texto, que torna escolas “serviços essenciais” na pandemia, pode agravar avanço da Covid (crédito: CSP/Conlutas)

A Educação pública nunca foi tratada com a devida prioridade pelos governos e a área enfrenta todo tipo de dificuldade fruto de falta de recursos e descaso.

Mas, é agora, em plena pandemia, que governantes e o Congresso estão vindo com o discurso demagógico de que “a educação é serviço essencial”. Tudo isso para forçar a abertura das escolas e impor aulas presenciais mesmo em meio ao grave momento que vive o país.

É com esse discurso que a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de quarta-feira, 21 de abril, o Projeto de Lei (PL) nº 5595/20, que torna a educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) e universidades como “serviços essenciais” durante pandemias e calamidades públicas. O texto foi aprovado por 274 votos a favor e 164 contrários e seguirá agora para votação no Senado.

Se aprovado, ficará proibida a suspensão de aulas presenciais durante a pandemia, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou munícipio.

A proposta é de autoria das deputadas federais Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Adriana Ventura (Novo-SP) e contou com a relatoria da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).

Os governos deverão imediatamente elaborar e colocar em andamento uma estratégia de retorno às atividades escolares presenciais, segundo critérios que devem ser definidos pelos estados, municípios e pela União, com a participação dos órgãos de saúde, educação e assistência social e conselhos de educação e profissionais da educação.

Contudo, a proposta não estabelece nenhuma especificação sobre a forma de participação desses setores na estratégia de retorno das aulas presenciais, colocando na prática a decisão de retorno nas mãos dos governadores e prefeitos.

Interesses privados acima da vida

Embora, de fato, a pandemia tenha causado um profundo impacto na vida de estudantes com o fechamento de escolas, não só no Brasil, mas em todo o mundo, o fato é que o que está em jogo acima de tudo é a vida de professores, estudantes e trabalhadores da Educação em geral.

Diversos especialistas em educação denunciam este PL por não levar em consideração parâmetros epidemiológicos ao definir a reabertura das escolas.

Os setores que defendem esse PL, muitos ligados ao Movimento Escolas Abertas formado por empresários de escolas privadas, criam uma confusão, de forma proposital, entre o que deveria ser um “direito essencial” para todos, que é a educação, e um “serviço essencial” que não pode fechar na pandemia.

Vale ressaltar que o governo Bolsonaro genocida está a serviço, exclusivamente, da classe burguesa e que não vai propor nenhuma política de resguardo da vida da classe trabalhadora.

Reabrir as escolas, universidades, institutos federais irá somente ampliar essa lógica criminosa de genocídio, já que professores(as) e alunos(as) estarão expostos à contaminação do vírus.

Esse “PL da morte” só atende os interesses da classe burguesa, ou seja, dos empresários da educação que trata a educação como mercadoria. Além disso, o projeto de lei fere também a autonomia universitária, prevista na Constituição Federal, que assegura às instituições decidir sobre o funcionamento das instituições de ensino superior.

Segundo a CSP/Conlutas, governo e Congresso estão fazendo uma manobra para abrir “sim ou sim” as escolas, mesmo num contexto de alta contaminação e mortes. Na pandemia, essencial é ter vacina, auxílio digno e condições para fazer lockdown, direitos que o governo Bolsonaro ou demais governos não garantiram.

O PL vai à votação no Senado, e está na ordem do dia de apreciações do Plenário nesta quinta-feira, 6 de maio. É preciso ir pra cima para que a proposta não seja aprovada! Manifeste-se contra o PL 5595/90 na enquete virtual do Senado e pressione os senadores do seu estado para que rejeite esta medida! Confira aqui os e-mails dos parlamentares.

A Fenasps defende que a mobilização da classe trabalhadora e a construção de uma greve sanitária no país são urgentes!

Não podemos depender dos governantes e deste Congresso para garantir o lockdown e a vida dos brasileiros. As direções das entidades e centrais sindicais precisam buscar a construção da greve sanitária e levar esse debate para o conjunto da classe!


*Fonte: CSP/Conlutas.

Últimas notícias

ver mais
segunda-feira, 15/04/24 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA BASE DO SEGURO, SEGURIDADE SOCIAL E ANVISA NA JORNADA DE LUTAS DE 16 A 18 DE ABRIL Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do ...
segunda-feira, 15/04/24 NOTA DE FALECIMENTO – SRA. NIRACILZA FERREIRA ROCHA A Diretoria, Regionais, Militantes e Funcionários do Sintsprev-MG lamentam a perda da nossa grande ...
quinta-feira, 11/04/24 DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES NAS ELEIÇÕES DA GEAP Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço ...


Convênios

ver mais

Sweet Garden Decorações Buffet e Decoração de Festa Horto . Belo Horizonte (31) 99307-4157 / 3411-5102
Mais detalhes

Hotel Turista Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3273-7282
Mais detalhes

Free Time Turismo Agência de Viagens e Turismo Centro . Belo Horizonte - CEP 30130-003
Mais detalhes

Pousada Minas Gerais e Hotel Luxor Ouro Preto Hotéis . Outro Preto - MG (31) 3551-5506 / 0800.702.5506
Mais detalhes
Top