quinta-feira, 04/08/22

MESMO DIANTE DE ACENO DO GOVERNO SOBRE REAJUSTE, SPFS CONTINUAM PRESSÃO SOBRE OS TRÊS PODERES COM ATO NO STF NESTA QUARTA, 3

Após três dias de intensos protestos em Brasília (relembre os dias anteriores aqui e aqui), o conjunto dos Servidores Públicos Federais (SPFs) realizou um ato na tarde dessa quarta-feira, 3 de agosto, no Supremo Tribunal Federal (STF), cumprindo as atividades da Jornada de Lutas desta semana.

Agora, o Fonasefe realiza uma reunião ampliada nesta quinta-feira, 4 de agosto, encerrando a Jornada e organizando as lutas para o próximo período.

Antes do ato no STF, entretanto, na manhã desta quarta-feira, 3, militantes dos estados do PR, SP e do Distrito Federal estiveram presentes em uma reunião das entidades representativas dos SPFs com parlamentares da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados. Veja as fotos na galeria abaixo.

Já no ato em frente ao STF, à tarde, o tom geral das manifestações foi de que as diversas categorias do funcionalismo federal devem manter a unidade neste mês de agosto na luta por recomposição salarial. A última oportunidade disto acontecer é se os parlamentares, ou o próprio governo, apresentarem emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA), que precisa ser votada até o final de agosto. Participaram da atividades militantes dos estados PR, RS, SP e do Distrito Federal.

Representando a Fenasps, o diretor do Sindprevs/PR, sindicato filiado à federação, Eliel Joaquim dos Santos ressaltou a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras do Serviço Público Federal. No ato, estavam presentes servidores de várias carreiras, tanto do Executivo quanto do Judiciário. Assista ao depoimento de Eliel dos Santos abaixo, em duas partes:

Também representando a Fenasps, a diretora da federação Ana Lago destacou que o STF está analisando a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6.970 (saiba mais aqui), ajuizada pelo presidente Jair Bolsonaro, que questiona a Lei 14.128/2021, que cria uma indenização especial aos profissionais e trabalhadores de Saúde que, durante a pandemia da Covid-19, se tornarem permanentemente incapacitados para o trabalho. Confira aqui a tramitação da ADI 6970.

Veja abaixo a íntegra da participação da diretora Ana Lago.

Veja mais fotos do ato na galeria abaixo:

Reajuste já! Trabalhadores(as) de várias categorias do funcionalismo federal fazem ato em busca de recomposição salarial (clique para ampliar)
Ato no STF nesta quarta, 3

PROPOSTA DE 5,33% AINDA É APENAS INFORMAL

Apesar de ter sido veiculada uma matéria na Folha de S. Paulo (disponível também aqui) que indica que o governo estaria estudando um reajuste de 5,33% para os servidores federais em 2023, os trabalhadores devem ficar atentos.

Folha de SP publicou foto do ato realizado no dia 2 de agosto em frente ao Ministério da Economia (foto: Adriano Machado/Reuters)

Isso porque o Governo Federal pode estar agindo da mesma maneira que em março deste ano, quando convocou as entidades sindicais a uma reunião em 1º de abril, conhecido popularmente como o ‘Dia da Mentira‘, afirmando não possuir “nenhuma capacidade de negociar” um reajuste aos SPFs.

Na época, foi divulgado na imprensa que o Governo Federal faria uma proposta de 5% linear, a todas as categorias do funcionalismo, mas nunca houve a confirmação deste índice.

Portanto, os servidores federais devem aumentar a mobilização nos estados e em Brasília, na luta por um reajuste salarial a todas as categorias do funcionalismo federal.

A hora de lutar é agora!

Reajuste já!

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 26/03/24 PARTICIPE DA LIVE COM CANDIDATOS DA CHAPA 2 DAS ELEIÇÕES PARA OS CONSELHOS DA GEAP CONVIDAMOS OS BENEFICIÁRIOS DA GEAP, REPRESENTANTES DE ENTIDADESE DEMAIS APOIADORES PARA PARTICIPAR DE NOSSA ...
segunda-feira, 25/03/24 COM NÚMEROS QUE COMPROVAM AUMENTO NA ANÁLISE DE CONCESSÕES, FENASPS REITERA SOLICITAÇÃO PARA QUE GREVE DE 2022 SEJA CONSIDERADA COMPENSADA DEFINITIVAMENTE Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. ...
quinta-feira, 21/03/24 EM OFÍCIO, FENASPS REIVINDICA AO INSS QUE SERVIDORES(AS) NÃO SEJAM PREJUDICADOS POR INCONSISTÊNCIAS NOS SISTEMAS Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, ...


Convênios

ver mais

Cliden Odontológica Clínica Odontológica Centro . Belo Horizonte - CEP 30130-003‎ (31) 3207-5500 / 3207-5502 / (31) 99434-0333 WHATS
Mais detalhes

Condomínio Praia Marataízes / ES Clubes e Lazer Centro . Marataízes (28) 3532-2384 / (28) 99982-2384 - Laís condominiomarataizes.com.br/index.php
Mais detalhes

Hotel Financial Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3270-4000
Mais detalhes

Ótica Firenze Ótica Santa Efigênia . Belo Horizonte - CEP 30150-240 (31) 3241-1183
Mais detalhes
Top