Há 50 dias em greve, servidores da saúde fazem panelaço e buzinaço na Esplanada dos Ministérios

0
0
0
s2sdefault

 

Fazer muito barulho frente ao silêncio do governo. Essa foi a ideia do ato que os servidores da Saúde fizeram na manhã desta segunda-feira, 6 de agosto. Munidos de faixas, bandeiras, panelas e buzinas, os trabalhadores se concentraram na sede do Ministério da Saúde e seguiram em passeata em direção ao block K do Ministério do Planejamento, passando em frente ao Congresso Nacional.


1

Servidores concentrados na entrada do Ministério da Saúde


Lá, os servidores da Saúde ganharam o apoio de outras categorias em greve, como trabalhadores do Arquivo Nacional, e dos ministérios do Planejamento e do Trabalho. Os trabalhadores não arredaram o pé da entrada do Ministério do Planejamento, permanecendo até o governo receber os servidores e adiantar-lhes uma proposta de reajuste. Com essa pressão, os trabalhadores conseguiram agendar uma audiência com o secretário de Relações de Trabalho do Planejamento, Sérgio Mendonça, às 19h desta segunda, 06.


Mobilização apenas começando


A mobilização desta segunda-feira foi apenas o início de uma série de atividades que os servidores em greve farão nesta semana até o dia 17, último dia estipulado pelo governo para apresentar propostas às categorias do funcionalismo federal que estão paralisadas.


Ainda nesta semana, nesta terça, 07, os trabalhadores farão ato no aeroporto de Brasília, entregando carta aos parlamentares na chegada à capital federal, e nesta quinta, 09, acontece o Dia Nacional de Luta, com atos no DF e nos Estados para exigir que a presidenta Dilma negocie com os servidores.


2

Passeata com buzinas e panelas em direção ao Ministério do Planejamento


ERRATA: alteração no calendário de mobilização


Foi divulgado no site da Fenasps nessa sexta-feira, 3 de agosto, que aconteceria a Marcha Nacional no dia 17 de agosto. Essa informação está equivocada: a Marcha acontecerá em 15 de agosto, quarta-feira, em Brasília. Confira abaixo calendário atualizado:


 

Calendário de mobilização

6 de agosto, segunda-feira

Panelaço em frente ao Ministério da Saúde

7 de agosto, terça-feira

Ato dos servidores do DF em frente ao Palácio da Alvorada. Mobilização no aeroporto, pressionando parlamentares

9 de agosto, quinta-feira

Dia Nacional de Luta, com atos no DF e nos Estados convocados, para exigir que a presidenta Dilma negocie com os servidores

13 a 17 de agosto

Acampamento em Brasília dos servidores em greve

15 de agosto, quarta-feira

Marcha Nacional em Brasília

 

 

Veja abaixo mais fotos do ato desta segunda-feira, 6 de agosto

3

Passeata com servidores da Saúde bloqueou parcialmente a Esplanada dos Ministérios, em Brasília


4

Na chegada ao Planejamento, muito barulho com apitos, buzinas e panelas


5

Servidores permanecerem no local até governo agendar uma reunião com as entidades representativas dos servidores, que acontece às 19h desta segunda, 6 de agosto


6

Além dos servidores da Saúde e Funasa, participaram trabalhadores de outras categorias em greve do funcionalismo federal

Av. Afonso Pena, 726 - 4º andar - Bairro Centro - CEP: 30.130-003 - Belo Horizonte/MG
Telefone: 0(xx31) 2552-1610 - Fax: 0(xx31) 2552-1631 - 0800.600.16.11