terça-feira, 09/08/16

Geap, à beira do caos, transfere conta para os servidores

1

 

A GEAP vai completar 71 de existência em meio a uma crise sem precedente, que poderá levar à insolvência deste patrimônio construído integralmente com as contribuições de milhares de trabalhadores, pagas para que pudessem ter atendimento à saúde. Tragicamente, milhares de servidores que há longo das últimas décadas mantiveram em dia suas contribuições estão sendo expulsos do plano em razão dos reajustes abusivos, sendo o último de mais de 37% nas mensalidades.

 

Os dados dos ministérios apontam que mais de 30 mil servidores já foram excluídos do plano porque os mesmos não conseguem pagar os valores abusivos que a GEAP passou a cobrar. E, com a decisão da direção interina indicada pelo governo provisório de cobrar a diferença de 20% para 37%, retroativo ao período de vigência da liminar, outros milhares serão automaticamente excluídos do plano por absoluta incapacidade de pagar os valores absurdos das mensalidades.

 

No entanto, a maior tragédia da GEAP tem como causa a má gestão, praticamente pelas constantes intervenções do governo, que utiliza da conivência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da indiferença do TCU, que não faz auditoria nas contas do plano de saúde GEAP, mesmo sabendo de todas as falcatruas e desvios praticados por estes gestores indicados pelos governos de plantão, que transforma o plano de auto-gestão num cabide de emprego dos seus correligionários.

 

A FENASPS, que havia conseguido decisão judicial liminar que estabeleceu percentual de reajuste em 20%, mas posteriormente teve os seus efeitos suspensos, entrou com recurso e está aguardando julgamento. No campo da pressão política, a FENASPS faz constante gestão junto à direção da GEAP, à Comissão de Seguridade Social, aos parlamentares e órgãos afins, com realização de atos em todo o país.

 

Porém, é fundamental que os servidores contribuintes do Plano GEAP, utilizem os diversos canais de comunicação, principalmente as mídias sociais, e-mails, para pressionar a ANS, TCU, parlamentares e principalmente o governo – Casa Civil, na pessoa do ministro temporário Elizeu Padilha –, pois temos de evitar a qualquer custo que milhares de participantes do plano fiquem sem atendimento porque são expulsos pelo reajuste abusivo (veja os endereços no final desta nota).

 

É importante ainda que todos façam denúncias nos Procons, nas delegacias do consumidor e no Ministério Público. Afinal, grande parcela dos assistidos tem mais de 60 anos, estando amparados inclusive pelo Estatuto do Idoso, e não podem simplesmente ficar sem atendimento. Ainda há centenas de outros segurados que estão internados e/ou em tratamento de saúde continuado e não podem correr risco de morte por falta de atendimento do plano de saúde que pagaram durante a vida toda.

 

Todos que fazem parte do Plano de Saúde da GEAP, mais do que nunca, precisam estar unidos numa frente única para não deixar que os interventores levem o plano à bancarrota e a uma situação de total insolvência. Bem como não aceitaremos pagar a conta de incompetências administrativas, e dos desvios praticados por gente que não tem nenhum compromisso com a boa gestão do plano, bem como com milhares de vidas que dependem de atendimento a sua saúde.

 

Lutando todos juntos vamos resgatar o patrimônio que construímos para assegurar atendimento a nossa saúde!

OUSANDO LUTAR, VENCEREMOS. TODOS JUNTOS NESTA LUTA!

 

FENASPS: 32 ANOS DE LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS E CONQUISTAS DA CLASSE TRABALHADORA!

Endereços para envio de e-mail:

ANS – ouvidoria@ans.gov.br

Casa Civil – casacivil@presidencia.gov.br

 

TCU – ouvidoria@tcu.gov.br

 

BAIXE AQUI esta nota para seu computador em formato .pdf

 

Últimas notícias

ver mais
sexta-feira, 08/03/24 NO MS, FENASPS COBRA RECOMPOSIÇÃO DAS TABELAS E DEMAIS REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES DA CPST Nessa quarta-feira, 6 de março, a FENASPS participou de uma reunião da Coordenação-Geral de ...
quinta-feira, 07/03/24 FENASPS E CNTSS REALIZAM LIVE CONJUNTA SOBRE A PRIMEIRA REUNIÃO DA MESA ESPECÍFICA DO SEGURO SOCIAL A FENASPS realiza uma live (transmissão ao vivo) às 19h desta quinta-feira, 7 de ...
quinta-feira, 07/03/24 1ª REUNIÃO DA MESA ESPECÍFICA TEMPORÁRIA DA CARREIRA DO SEGURO SOCIAL NO MINISTÉRIO DA GESTÃO E INOVAÇÃO Mobilize seu local de trabalho, cruze os braços, tire foto com cartazes exigindo o ...


Convênios

ver mais

Grupo Motor Home Automotivos Mangabeiras . Belo Horizonte - CEP 30315-382 Assistência 24h 0800 800 4600 / Matriz 31 2533 1700 / WhatsApp 31 3786 4600 / (31) 2515-4713 www.grupomotorhome.com.br
Mais detalhes

Braúna Viagens e Turismo Agência de Viagens e Turismo Barro Preto . Belo Horizonte (31) 3115-2800 10%
Mais detalhes

Normandy Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-050 (31) 3115-9500
Mais detalhes

Sweet Garden Decorações Buffet e Decoração de Festa Horto . Belo Horizonte (31) 99307-4157 / 3411-5102
Mais detalhes

Eliane de Souza Ferreira Psicologia Floramar . Belo Horizonte/MG (31) 98768-7845 / (31) 99146-1068
Mais detalhes
Top