1

 

No intuito de aglutinar forças políticas e sociais comprometidas com a consolidação da democracia e com os avanços na política de saúde, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) vai promoveu um debate com os pré-candidatos à Presidência da República 2018. A atividade foi realizada na tarde desta sexta-feira, 27 de julho, durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão).

 

A Abrasco fez este chamamento geral aos candidatos quanto à defesa e o fortalecimento do SUS, com avanços na política de saúde para os próximos quatro anos, como um projeto de nação. O compromisso se dá principalmente com a garantia de um financiamento justo, adequado e duradouro para a saúde pública, além do combate à ameaça de privatização do SUS.

 

Neste sentido, os presidenciáveis foram questionados quanto às propostas do seu plano de governo sobre o financiamento para o SUS, além da posição em relação às medidas socais e econômicas, em especial, à Emenda Constitucional 95/2016 do "teto de gastos", que congela os investimentos em saúde e outras políticas sociais por 20 anos.

 

Da mesma forma, foi cobrado dos pré-candidatos para que assumam compromissos com a defesa do SUS e serem contrários aos ataques promovidos por iniciativas como: o rompimento com a universalidade e integralidade, por meio dos “planos de saúde populares”, a desestruturação da atenção básica, a fragilização do acesso à saúde, o retrocesso na política de saúde mental e o enfraquecimento da regulação sanitária e da educação na graduação em saúde por meio do Ensino à Distância (EaD).

 

O debate com os presidenciáveis foi realizado na Tenda do CNS e fez parte da programação geral do Abrascão, que ocorre de 26 a 29 de julho. Com o tema Fortalecer o SUS, os Direitos e a Democracia, o maior congresso brasileiro de saúde coletiva do país deverá reunir trabalhadores, gestores, acadêmicos, representantes de movimentos sociais, estudantes, conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde para fomentar o debate e a construção de um projeto comum em defesa da sociedade. Participaram do evento os previdenciáveis Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D'Ávila (PCdoB). Saiba mais no site da Abrasco.

 

2

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Fonte: Abrasco.

 

Av. Afonso Pena, 726 - 4º andar - Bairro Centro - CEP: 30.130-003 - Belo Horizonte/MG
Telefone: 0(xx31) 2552-1610 - Fax: 0(xx31) 2552-1631 - 0800.600.16.11