1

 

Trabalho não pode causar dor! Dia 28 de fevereiro é marcado por uma importante data aos trabalhadores. É o Dia Mundial de Combate a LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

 

Essas são as doenças causadas no ambiente de trabalho, fruto da falta de condições adequadas, falta de orientação por parte das empresas e pela ambição de lucros dos patrões. São as chamadas doenças ocupacionais que atingem músculos, tendões, nervos (dedos, mãos, antebraços, braços e pescoço).

 

Os patrões falam muito em aumento de produtividade, mas fecham os olhos à falta de condições de trabalho que requerem força física, posições inadequadas e esforços repetitivos. Assim, é necessário que se faça a AET (Avaliação Ergonômica do Trabalho) para a implantação de medidas preventivas.

 

As empresas a cada dia produzem o aumento de lesionados, que também perdem garantia de emprego. Na reestruturação das montadoras, por exemplo, estão sendo esses os trabalhadores os primeiros a serem demitidos.

 

É preciso ressaltar que as dificuldades que enfrentam os trabalhadores com o INSS se aprofundarão com a Reforma da Previdência. Cada vez será maior a dificuldade de acesso aos benefícios por doença ocupacional, que será aprofundada se aprovada a Reforma da Previdência.

 

A reforma restringirá o acesso não apenas à aposentadoria, mas também aos benefícios da Seguridade Social como um todo.

 

*Com informações do site da CSP/Conlutas.

Av. Afonso Pena, 726 - 4º andar - Bairro Centro - CEP: 30.130-003 - Belo Horizonte/MG
Telefone: 0(xx31) 2552-1610 - Fax: 0(xx31) 2552-1631 - 0800.600.16.11