segunda-feira, 06/06/22

SPFS FAZEM ATO NA ESPLANADA E NA CÂMARA NA LUTA POR RECOMPOSIÇÃO SALARIAL

Dezenas de entidades representativas dos Servidores Públicos Federais (SPFs) realizaram um ato na Esplanada dos Ministérios e na Câmara dos Deputados nessa terça-feira, 31 de maio, na luta pelo reajuste salarial de 19,99%. A manifestação contou com centenas de trabalhadores e trabalhadoras de várias partes do país. Pela base da Fenasps, participaram militantes do DF, e dos estados PR, RS e SP.

As categorias do funcionalismo público também reivindicam a abertura imediata de negociações com o governo Bolsonaro, a revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/16 – do “Teto dos Gastos” – e o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, da chamada “Reforma Administrativa”.

As atividades fizeram parte do Dia Nacional de Luta construído de forma conjunta pelas entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate).

Pela manhã, os manifestantes se concentraram no Espaço do Servidor, localizado entre os blocos C e D da Esplanada dos Ministérios. No local, a polícia militar (PM) do DF não autorizou a utilização das caixas de som, com a justificativa de que a ação seria ilegal, mediante um decreto que veda o uso de equipamentos de amplificação sonora nas proximidades dos ministérios.

Porém, com a pressão das entidades sindicais, os servidores(as) públicos(as) puderam fazer as suas falas do carro de som e a marcha seguiu pela via pública até o canteiro central da Esplanada, próximo ao Ministério da Saúde. Veja abaixo as fotos da manifestação:

Quem representou a Fenasps na manifestação foi o diretor do Sindsprev/PR, sindicato filiado à Fenasps, Eliel Joaquim dos Santos. Assista ao vídeo:

ATO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS REUNIU SINDICALISTAS E PARLAMENTARES

Já à tarde, após a manifestação na Esplanada, os SPFs participaram de um ato público no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, a partir das 14h. A audiência pública, viabilizada por meio de solicitação da Liderança da Minoria na Câmara, reuniu parlamentares e dirigentes sindicais. Veja abaixo as fotos:

A Diretora da Fenasps, Laurizete Gusmão, fez uma fala a respeito da luta pelo cumprimento dos acordos de greve (dos movimentos no INSS e no Ministério do Trabalho) e na greve no Ministério da Saúde, que foi deflagrada em três estados da Federação. Confira:

Confira aqui a íntegra do ato público no Nereu Ramos, que foi transmitido ao vivo pelo Facebook.

Últimas notícias

ver mais
segunda-feira, 15/04/24 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA BASE DO SEGURO, SEGURIDADE SOCIAL E ANVISA NA JORNADA DE LUTAS DE 16 A 18 DE ABRIL Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do ...
segunda-feira, 15/04/24 NOTA DE FALECIMENTO – SRA. NIRACILZA FERREIRA ROCHA A Diretoria, Regionais, Militantes e Funcionários do Sintsprev-MG lamentam a perda da nossa grande ...
quinta-feira, 11/04/24 DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES NAS ELEIÇÕES DA GEAP Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço ...


Convênios

ver mais

Pousada Minas Gerais e Hotel Luxor Ouro Preto Hotéis . Outro Preto - MG (31) 3551-5506 / 0800.702.5506
Mais detalhes

Eliane de Souza Ferreira Psicologia Floramar . Belo Horizonte/MG (31) 98768-7845 / (31) 99146-1068
Mais detalhes

Hotel Financial Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3270-4000
Mais detalhes

SESC Minas Gerais Clubes e Lazer Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-076 (31) 3270-8100 www.sescmg.com.br
Mais detalhes
Top