Seminário de Reorganização aprova fundação de nova central de trabalhadores em 2010
O Seminário Nacional de Reorganização, que ocorreu nos dias 1 e 2 de novembro, em São Paulo, aprovou a fundação de uma nova central de trabalhadores no Brasil, já no primeiro semestre de 2010.
Entre os participantes do Seminário estiveram presentes mais de mil ativistas do movimento sindical e popular ligados a cerca de 100 entidades e organizações de todo o País.
Durante os debates, houve o consenso geral sobre a necessidade da criação de uma nova central que sirva de instrumento para fortalecer a luta e a unidade dos trabalhadores brasileiros dos mais diversos segmentos, no enfrentamento aos ataques do governo e dos patrões, que invariavelmente têm debitado sobre a classe trabalhadora os custos da crise capitalista mundial, retirando seus direitos, precarizando as relações de trabalho e criminalizando os movimentos e seus dirigentes.
Os pontos de maior divergência no Seminário Nacional foram relativos à concepção, a natureza e ao caráter da nova central, por isso mesmo, ficou decidido que haverá no primeiro semestre de 2010 a realização do Congresso de Fundação da Central, onde serão discutidas todas as diretrizes que nortearão a futura entidade, bem como os critérios de participação e regimento interno. Nesse sentido, o Seminário Nacional elegeu uma comissão pró-central, que ficará responsável por organizar o Congresso do próximo ano.
O Sintsprev-MG tem a satisfação de fazer parte de mais esta luta em prol dos trabalhadores brasileiros.