sexta-feira, 05/02/10

Projeto susta memorando que pune paralisação de servidores do INSS

deputada_fatima_bezerra.jpgFátima Bezerra: punição prevista no memorando é ilegal e incompatível com as garantias constitucionais.

     Tramita na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 2304/09, da deputada Fátima Bezerra (PTRN), que classifica como greve a paralisação dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocorrida entre junho e julho de 2009.
 

      Como resultado da medida, o projeto susta o Memorando- Circular Conjunto 1/09, do INSS, que classificou como injustificadas as faltas dos servidores ao trabalho durante o movimento, após decisão judicial que determinava sua suspensão.
     Além de sustar o memorando, o PDC ainda anistia a multa judicial diária de R$ 100 mil aplicada à Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social em razão do movimento.

Direito constitucional

     Fátima Bezerra, que assina o PDC juntamente com os deputados Maurício Rands (PT-PE) e Paulo Rocha (PT-PA), afirma que o memorando afronta o direito de greve previsto na Constituição. A deputada diz que a federação adotou todas as medidas legais, comunicando o INSS sobre a greve nos prazos estabelecidos em lei: informou em 8 de junho de 2009 sobre a paralisação que começaria em 16 de junho seguinte.

     "O direito de greve não pode ser anulado ou enfraquecido por instrumentos administrativos ou judiciais. Dessa forma, a punição veiculada no memorando, quando determina a caracterização das faltas decorrentes da paralisação como faltas injustificadas e não como greve, é ilegal e incompatível com as garantias constitucionais", afirma a deputada.

Tramitação

     O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Projeto na integra:

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

Últimas notícias

ver mais
quinta-feira, 05/12/24 Assessoria Jurídica da FENASPS elabora análise sobre o novo PGD do INSS A Assessoria Jurídica Nacional (AJN) da FENASPS elaborou uma análise da minuta do novo ...
quinta-feira, 05/12/24 Governo prorroga portaria com conquistas da greve de 2022 até 31 de dezembro/2024 O INSS editou nessa quarta-feira, 4 de dezembro, a Portaria nº 1.793 PRES/INSS (confira ...
quarta-feira, 04/12/24 Fenasps apresenta discordâncias sobre a minuta do Programa de Gestão e Desempenho do INSS A Fenasps encaminhou, nesta quarta-feira (4), ao presidente do Instituto Nacional do Seguro Social ...


Top