Relatório da audiência com o presidente do INSS
Audiência com presidente do INSS
Data: 11 de abril de 2012
Representantes do Governo: Mauro Hauschild (presidente do INSS), José Nunes (diretor de Recursos Humanos) e demais assessores.
FENASPS: José Campos (RS) e Lídia de Jesus (BA) Essa audiência foi solicitada após o Encontro Nacional do INSS realizado pela Fenasps em 17 de março de 2012 para discutir a seguinte pauta:
• Resoluções 175 e 177
• Condições de Trabalho
• Assédio Moral
• Incorporação da Gdass
• Carga horária de 30h
Vários destes temas – carga horária, condições de trabalho, resoluções 175 e 177 – já haviam sido discutidos na reunião que aconteceu no próprio INSS no dia 9 de abril, quando a direção do instituto convocou as entidades para avaliação da implantação do turno ininterrupto.
Os demais temas serão, segundo o presidente do INSS, discutidos com mais profundidade no Grupo de Trabalho (GT) do Seguro Social, que foi retomado nesse dia 12. A FENASPS pautou a questão do crescimento do assédio moral no local de trabalho após a implantação da política de Avaliação de Desempenho, que foi expresso nos vários casos que vem ocorrendo nos locais de trabalho.
Nesse sentido, cobramos a necessidade urgente do governo implantar mecanismos que possam conscientizar os gestores com objetivo de acabar com essa prática nos locais de trabalho do Brasil inteiro.
De sua parte, o presidente do INSS se mostrou aberto a discutir o assunto e propôs organizar um fórum nacional com participação de especialistas no assunto para abordar o tema. A Fenasps enviará representantes para participar do evento. Na oportunidade, apresentamos ao presidente do INSS a importância de que sejam retomadas as discussões dos temas iniciadas no GT do ano passado, na perspectiva da construção efetiva do Plano de Carreira que valorize a categoria do Seguro Social.
Brasília, 18 de abril de 2012
Fonte: FENASPS