quarta-feira, 07/08/13

Sintsprev/MG participa da ocupação da Fenasps ao prédio do INSS


invasaoinssCumprimento das 30 horas e ato no Ministério da Saúde mobiliza trabalhadores

A Fenasps, o Sintsprev/MG e os sindicatos filiados dos estados do CE – ES – PA – PR – RN – RS – SC – SP e a Oposição Sindical BA) realizaram intensa mobilização em Brasília, na segunda-feira (5), após Plenária Nacional, promovida no domingo (4).

A mobilização começou pela manhã, no edifício-sede do INSS em Brasília, com carro de som e bandeiras de vários sindicatos, para de pressionar a direção do Instituto a discutir as reivindicações dos trabalhadores.

A princípio, apenas cinco representantes dos trabalhadores foram recebidos, sendo dois da Fenasps e três representantes das Agências da Previdência Social (APS) de Cruzeiro, que fica em Taubaté/SP, e de Pimentas, localizada em Guarulhos/SP, que perderam o direito de funcionar no turno estendido e por isso paralisaram as atividades.

OCUPAÇÃO – Com a demora do INSS em receber representantes da Federação e dos sindicatos, os trabalhadores ocuparam o hall de entrada do edifício, sentando diante das catracas de acesso dos servidores e convocando-os a entrar na luta.

Às 14h30, a reunião teve início com representantes dos trabalhadores das APS em greve e contou com a participação do diretor de Gestão de Pessoas, José Nunes, do procurador-geral, Alessandro Stefanutto e assessores do Gabinete da presidência, como Vladimir e representante da Lógistica.

Inicialmente, os representantes do INSS ouviram os problemas apresentados pelos servidores das APS paralisadas e se comprometeram a estudar uma solução para os problemas das condições de trabalho e do turno estendido.

Em relação às outras APS do País e Agências de Demandas Judiciais (ADJ), que também perderam o direito à jornada de trabalho em turno estendido, o INSS se comprometeu a realizar audiência ainda em agosto para tratar do assunto.

O Instituto confirmou também a realização de reunião, no dia 14 próximo, para apresentar o modelo do Plano de Ação e Planejamento do órgão. A Fenasps estará presente neste evento.

MINISTÉRIO DA SAÚDE – À tarde, os servidores se concentraram em frente ao Ministério da Saúde local, onde fizeram ato a partir das 14h. Em virtude do ato, foi agendada agendada audiência para terça-feira (6), às 16h, no próprio ministério, para tratar das reivindicações dos servidores da Seguridade Social (carreiras da Saúde, Previdência e Trabalho – CPST). As principais questões a serem debatidas são: ponto eletrônico e jornada de trabalho.

No ato, também foi escolhida comissão da Fenasps para ir ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para reiterar pedido de audiência para tratar das reivindicações dos trabalhadores daquela Pasta, com ênfase na necessidade de realização de concurso público para recompor o quadro de funcionários do MTE, além de retomar a discussão de Plano de Carreiras e reabertura de negociações neste ministério.

Relatório da Fenasps
Brasília, 6 de agosto de 2013

Últimas notícias

ver mais
quinta-feira, 18/04/24 NOTA DE SOLIDARIEDADE À LUTA CONTRA O FASCISMO A Diretoria Colegiada da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência ...
quinta-feira, 18/04/24 FENASPS ENCERRA SEGUNDO DIA DA JORNADA DE LUTAS COM ATO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE Para encerrar o dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos ...
quarta-feira, 17/04/24 FENASPS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA PARA DEBATER SOBRE MOBILIZAÇÕES NO SERVIÇO PÚBLICO A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 ...


Convênios

ver mais

Braúna Viagens e Turismo Agência de Viagens e Turismo Barro Preto . Belo Horizonte (31) 3115-2800 10%
Mais detalhes

Léia Gerken Buffet e Pâtisserie Buffet e Decoração de Festa Horto . Belo Horizonte (31) 3482.8695 / (31) 9 9161-4845
Mais detalhes

Ótica Tathiane Ótica Centro . Belo Horizonte (31) 3271-5980 25%
Mais detalhes
Top