Fenasps participa do Seminário “A Terceirização no Brasil: impactos, resistência e lutas”
Representantes da Fenasps estenderam faixa com reivindicações dos trabalhadores da base da federação (clique para ampliar)
Com a participação de mais 500 pessoas, dentre advogados, juízes, estudantes, membros das Centrais e militantes e dirigentes sindicais de diversas entidades, entre elas a Fenasps, foi realizado oseminário “A Terceirização no Brasil: impactos, resistência e lutas”, nos dias 14 e 15 de agosto no auditório do Ministério Público Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.
No primeiro dia dos debates, 14 de agosto, a mesa de abertura teve a participação das seguintes entidades: ANAMATRA, ANPT, CESIT, OAB, FES, IndustriALL, CONTRAF, CUT, Intersindical, Confederação Sindical Internacional – CSI e a Faculdade de Direito de Brasília.
vídeo painel jurídico
Participaram dos debates do painel jurídico o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), José Roberto Freire Pimenta; o juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas e o procurador-geral do Trabalho (MPT), Luiz Antonio Camargo de Melo.
VÍDEO Luiz gonzaga
https://www.youtube.com/watch?v=-lleSWFqs30
Na conferência “O Capitalismo Contemporâneo e seus impactos na regulação social do trabalho e a Terceirização”, dissertou o professor Luiz Gonzaga Beluzzo, titular aposentado da IE/UNICAMP, que todos conhecem por sua vasta contribuição ao debate sobre economia, estando entre os cem maiores economistas heterodoxos do século XX. Este debate foi mediado pela professora Magda Barros, pesquisadora, desembargadora do TRT 4ª região) e integrantes do Fórum Nacional em Defesa dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização.
O seminário contou ainda com a participação de outros palestrantes ilustres como o senador Paulo Paim, o deputado federal Paulo Teixeira, a ministra do Trabalho Kátia Arrua, o ministro do TST Mauricio Godinho Delgado, o presidente da Associação Nacional de Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo Lima e o ministro do Superior Tribunal do Trabalho e Perito da Organização Internacional do Trabalho, Lélio Bentes Correa.
Foi sem dúvidas um dos fóruns de debates com as maiores autoridades neste assunto no país. Com certeza contribuirá para intensificar a mobilização das categorias para tentar barrar no Supremo Tribunal Federal (STF) a ação patronal que pretende liberar a terceirização em todas as frentes de trabalho, incluindo n setor público.
Participante se manifesta contrário ao PL 4330.
Os empresários quando perderam a batalha no Congresso e não conseguiram aprovar o PL 4330/2004, diante da mobilização de todos os setores em luta, foram para o STF.
Participaram pela Fenasps os diretores Moacir Lopes (PR), Regina Lacerda (PB), Deise do Nascimento (SP), Carlão (DF), Verinha (SC), Valmir Braz (SC), Regina Célia (SP) e Ana Dal Lago (RS).
O resultado do seminário será objeto de publicação de material e reprodução de vídeos para as entidades e organizações poderem discutir com as diferentes categorias e mobilizar a classe para enfrentar os patrões e demais aliados do capital. Confira aqui todos os vídeos publicados sobre o seminário.