Todo cuidado é pouco: saiba quais são as cidades com menor taxa de vacinação de Minas Gerais
Diversos casos de Febre Amarela já foram confirmados no Estado de Minas Gerais, alguns deles tendo, infelizmente, evoluído para a morte dos pacientes.
Os sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
A Febre Amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe, assim como não existe a contaminação de macacos para seres humanos.
De acordo com informações da Secretaria de Estado da saúde, publicadas em 17/1/18, Minas está abastecida com mais de um milhão de doses da vacina contra doença. A vacina é indicada para crianças a partir de 9 meses.
As regionais com menor taxa de vacinação do estado são Pouso Alegre, no Sul de Minas (66,6%), São João Del Rei, no Centro Sul (69,1%) e Ponte Nova, no Leste do Estado (71%). Além disso, há 342 municípios mineiros que não atingiram a meta vacinal. Alguns destes estão com a cobertura abaixo dos 40%, como Bias Fortes (regional de Juiz de Fora) com 34,5%; Aiuruoca (regional de Varginha) com 35,8%, Santana do Jacaré (regional de Divinópolis) com 36,8, Pocrane (regional de Manhumirim) com 37,3% e Formoso (regional de Unaí) com 39,9%.
BH
A Prefeitura de Belo Horizonte informou hoje que os 152 centros de saúde da cidade estão abastecidos com a vacina contra a Febre Amarela.
Veja a lista completa de endereços: https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/centros-de-saude/enderecos