Saúde: servidores protestam contra demissões arbitrárias nos hospitais federais
Profissionais fazem ato em frente ao Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), contra demissões arbitrárias (foto: reprodução internet)
Na manhã desta quarta-feira, 3 de junho, trabalhadores(as) do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), no Rio de Janeiro, fizeram um ato contra as demissões arbitrárias de cerca de 400 profissionais de saúde, contratados para diversos hospitais federais do RJ.
O Ministério da Saúde, sem apresentar qualquer justificativa, decidiu demitir esses(as) trabalhadores(as), justamente em um momento em que as UTIs do estado estão no limite de vagas para atender à população vítima da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que ainda está em pleno crescimento de contágio no país. O ato também descumpre decisão da 5ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que, em outubro de 2017, determinou a manutenção dos contratos então vigentes até a realização de concurso público, o que não ocorreu.
Na última semana, como vem fazendo desde o mês de abril deste ano, a Fenasps denunciara o descaso do Governo Federal neste episódio desumano e covarde contra os profissionais e a saúde pública. A federação, inclusive, se juntou a diversas entidades sindicais e participou de um ato ocorrido em várias capitais no dia 27 de maio.
Ação de reintegração
O Sindsprev/RJ, sindicato filiado à Fenasps, está solicitando que os(as) profissionais de saúde federal, que tenham sido demitidos(as) arbitrariamente, compareçam urgentemente à sede do sindicato, às terças e quintas-feiras, para que o seu departamento jurídico ingresse com uma com ação de reintegração na 5ª Vara Federal do Rio. Confira mais informações aqui.
- Confira abaixo a cobertura completa do ato desta quarta-feira, 3 de junho.
Servidores de hospitais federais protestam contra ameaça de demissões – Blog do Servidor/Correio Braziliense
Hospitais Federais do Rio: mesmo com déficit, 400 são demitidos – Folha Dirigida
Funcionários demitidos de hospitais federais do RJ fazem manifestação na Saúde, na Zona Portuária – Portal G1
- Veja aqui a cobertura do jornal local da TV Globo e, abaixo, do noticiário da TV Record Rio: