Arraiá da Sems/MG alerta sobre a importância de doar sangue
Em: 28/06/2023
JUNHO VERMELHO
O ‘Arraiá Junho Vermelho’, promovido pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, buscou unir a cultura das festividades juninas à campanha do Ministério da Saúde, que tem como objetivo reforçar, entre a população, a necessidade de doar sangue regularmente
A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais (Sems/MG) realizou, na terça-feira 27/6, o ‘Arraiá Junho Vermelho’. A ação buscou sensibilizar os colaboradores da unidade e visitantes sobre a importância de doar sangue regularmente, unindo o tema da campanha do Ministério da Saúde às tradições juninas. Músicas, comidas típicas, decoração temática e distribuição de laços vermelhos e informações sobre como se tornar doador de sangue foram parte da programação.
Este ano, a campanha do Ministério traz a mensagem “Quando você doa sangue ajuda a salvar muitas vidas, doe sangue regularmente”. Tem como objetivo reforçar que a doação de precisa ocorrer de forma continuada. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma doação pode salvar até quatro vidas e, atualmente, no Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente.
Desde 2015, o mês de junho é marcado pela cor vermelha, simbolizando as ações de incentivo à doação. Ainda em junho, no dia 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. As campanhas são realizadas nesta época devido à baixa nos índices de doação de sangue no país, motivada por diversos fatores, como o aumento das doenças respiratórias, durante a estação mais fria, ou, até mesmo, pelo período das férias escolares.
A superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Ferreira, marcou presença no ‘Arraiá Junho Vermelho’ e destacou, para além dos festejos e do momento de confraternização entre os colaboradores da Sems/MG, a importância do ato de doar sangue. “O tema (hoje) é para além de se festejar a tradicional festa junina, é trazer a conscientização à população sobre a doação de sangue”, enfatizou.
As ações de promoção da saúde realizas pela Sems/MG têm como objetivo levar informação e sensibilizar o público interno da instituição e, também, fazer com que seus colaboradores venham a se tornar multiplicadores em seus respectivos meios, familiares e sociais. Neste ano, uma parceria coma Fundação Hemominas, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais que tem por finalidade direcionar as políticas relativas à hematologia e hemoterapia no estado, garantindo à população a oferta de sangue e hemoderivados, viabilizou a exibição de vídeos educativos e a distribuição de material informativo da instituição, com orientações para que deseja se tornar doador.
O servidor do Ministério da Saúde, Edmilson Mesquita, atualmente em atividade na Coordenação de Transferências de Recursos (Cotre/Sems/MG), durante três anos atuou na Fundação Hemominas, Ele ressaltou a importância da ação realizada na Sems/MG: “eu acho muito importante esse tipo de evento para os servidores”, disse. “O Hemominas faz um trabalho fantástico e muitas pessoas não conhecem sobre suas atuações. Existem 28 unidades em todo o estado”, lembra Edmilson, que foi doador de sangue por muitos anos.
Adilson Moreira, do setor de Informática da Sems/MG, também foca a relevância do evento e abordou a situação das reservas de sangue no estado: “É muito importante (a ação) porque prioriza as doações de sangue para quem mais necessita nesse momento, em que os estoques estão em baixa em Minas Gerais. Sou doador há um tempo e é sempre necessário doarmos para ajudar quem precisa”.
O ‘Arraiá Junho Vermelho’ da Sems/MG contou, também, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Minas Gerais (Sintsprev/MG). Conforme a diretora Roméria Rodrigues, “nós, que somos trabalhadores da Saúde, temos sempre que valorizar tudo o que fará bem à população”, disse. “É importantíssimo fazer ações como essa no mês da doação de sangue. Trabalhamos em hospitais e sabemos como é a situação quando falta sangue, então, também é muito importante para nós, do Sindicato, apoiar um evento como esse”.
Por João Pedro Gurgel / Edição Naiara Prato
Nucom/Sems/MG