sexta-feira, 01/11/19

Ditadura nunca mais! Centrais sindicais repudiam verborragia fascista do filho do presidente que ameaça volta do sistema ditatorial

1


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, afirmou em entrevista realizada nesta quarta-feira, 30 de outubro, que caso haja uma radicalização da esquerda tentando transformar o Brasil em um novo Chile, a resposta do governo pode ser via “um novo AI-5”.

Diversas centrais sindicais repudiaram tal declaração como uma clara afronta ao povo brasileiro, e que fere profundamente a Constituição de 1988.

O AI-5 (Ato Institucional nº 5), foi um dos períodos mais sombrios da história do Brasil. Além de atacar profundamente as liberdades democráticas, a ditadura, com apoio dos grandes monopólios empresariais, criou um Estado de exceção que assassinou, prendeu, torturou e perseguiu milhares de pessoas comuns e ativistas, militantes políticos e sindicais, deixando um legado de 432 desaparecidos.

O governo de ultra direita de Bolsonaro, além dos direitos sociais e trabalhistas que vem arrancando da classe trabalhadora, tem atacado as liberdades democráticas – incluindo a anistia e a memória de luta dos(as) trabalhadores(as) ao tentar instituir a comemoração do golpe de 1964 – e o direito de organização dos trabalhadores da cidade e do campo. Tem também estimulado o machismo, o racismo e a homofobia no ataque direto as mulheres, aos negros e aos LGBTs.

A Fenasps e seus sindicatos filiados, assim como as centrais sindicais, que emitiram nota nesta quinta, 31 de outubro, veementemente rechaçam todos esses ataques, em especial esta declaração do filho do presidente Bolsonaro.

Diante disso, a Fenasps segue o chamamento das centrais sindicais e convoca a ampla unidade de ação que repudie tão ultrajante declaração. Não vamos nos calar nem nos intimidar!

– Em defesa das liberdades democráticas!

– Punição aos torturadores e às empresas que financiaram a ditadura!

– Ditadura Nunca Mais! Para que não se esqueça para que nunca mais aconteça!

– Investigação e apuração do assassinato de Marielli e Anderson. Exigimos saber quem são os mandantes!

Confira aqui a nota conjunta assinada pelas centrais sindicais.

*Com informações da CSP-Conlutas.

Últimas notícias

ver mais
1 quinta-feira, 07/11/19 GOVERNO QUER REDUZIR EM 25% SALÁRIOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS O governo entregou, nesta terça-feira, 5 de novembro, mais uma “PEC-bomba” no Congresso Nacional. ...
quinta-feira, 07/11/19 O servidor como alvo do pacote fiscal do governo Bolsonaro Publicado em 05/11/2019 – 21:04 Vera Batista Blog do Servidor A PEC, como se vê, ...
1 segunda-feira, 04/11/19 Ato em defesa da soberania, luta por direitos e emprego reúne milhares em Brasília. Fenasps participa Convocada pelas centrais sindicais, a Fenasps participou de um ato na Esplanada dos Ministérios, ...


Convênios

ver mais

Estoril Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3025-9322
Mais detalhes

Normandy Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-050 (31) 3115-9500
Mais detalhes

Braúna Viagens e Turismo Agência de Viagens e Turismo Barro Preto . Belo Horizonte (31) 3115-2800 10%
Mais detalhes
Top