quinta-feira, 09/06/22

SERVIDOR(A) DO INSS: QUEREMOS SABER COMO ESTÁ SUA SAÚDE!

Após um breve recesso devido às greves na base do Seguro e da Seguridade Social, a Fenasps está retomando a pesquisa “Saúde dos(as) trabalhadores(as) no INSS a partir das alterações no processo de trabalho com a ampliação do uso das tecnologias informacionais”, lançada em 15 de dezembro de 2021.

Inicialmente, o prazo será até o próximo dia 30 de junho. Mas não deixe para a última hora: preencha já o formulário! Se você já o preencheu, não precisa se preocupar, seus dados já foram computados. Reiteramos que todas as informações coletadas ficarão sob absoluto sigilo e serão usadas apenas para fins deste estudo.

ALTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE TRABALHO

Desde 2017, com a implantação do INSS Digital, e principalmente em 2019 com o aprofundamento da transformação digital, ocorrem alterações significativas no processo, gestão e controle do trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras do instituto com o uso das tecnologias informacionais.

Tais modificações são justificadas e apresentadas pelo governo como a solução para a vacância de mais de 20.000 servidores(as) nos últimos anos. A realidade demonstra que esses projeto não resolveu os problemas estruturais no INSS.

A ampliação da implantação de formas de controle do trabalho baseado em metas quantitativas de produtividade, programas de gestão e a instituição de novas modalidades de trabalho (teletrabalho, semipresencial), tem gerado cotidianas denúncias desses(as) trabalhadores(as) aos sindicatos estaduais e à Federação relatando esgotamento físico e mental, jornadas extenuantes de trabalho, intensificação do trabalho e assédio moral.

Em 2019, com base em dados do próprio INSS, foi constatado que cerca de 64% dos(as) trabalhadores(as) no INSS se afastaram do trabalho por motivo de adoecimento, informação alarmante sobre as condições de trabalho na autarquia. Vale destacar que a precarização do trabalho dos(as) servidores(as) traz rebatimentos diretos na qualidade do trabalho prestado à população.

Diante disso, a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), junto de seus sindicatos filiados, realiza esta pesquisa com o objetivo de analisar o processo de adoecimento dos(as) trabalhadores(as) do Seguro Social no contexto de alteração dos processos de trabalho, aprofundamento da utilização de tecnologias e da crise sanitária da COVID-19 no país, a fim de construir ações de enfrentamento e denúncias contra a precarização do trabalho no INSS.

Sua participação é fundamental!

Últimas notícias

ver mais
quinta-feira, 18/04/24 NOTA DE SOLIDARIEDADE À LUTA CONTRA O FASCISMO A Diretoria Colegiada da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência ...
segunda-feira, 15/04/24 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA BASE DO SEGURO, SEGURIDADE SOCIAL E ANVISA NA JORNADA DE LUTAS DE 16 A 18 DE ABRIL Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do ...
segunda-feira, 15/04/24 NOTA DE FALECIMENTO – SRA. NIRACILZA FERREIRA ROCHA A Diretoria, Regionais, Militantes e Funcionários do Sintsprev-MG lamentam a perda da nossa grande ...


Convênios

ver mais

Ótica Tathiane Ótica Centro . Belo Horizonte (31) 3271-5980 25%
Mais detalhes

Hotel Turista Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3273-7282
Mais detalhes
Top