Sobre o sequestro e assalto aos ônibus no retorno do Confenasps Brasília-DF
ÔNIBUS DO PARANÁ
Já virou rotina as notícias sobre violência neste país, mas nunca uma delegação do Paraná, nestes últimos 22 anos, havia sofrido um assalto. Isso correu na meia-noite de domingo, dia 8, quando a delegação de com militantes que estavam no ônibus que veio de cascavel, com delegados e delegados das cidades de Cascavel, Campo Mourão, Maringá, Sarandi, Porto Rico, Nova Aurora, Catanduvas e Dois Vizinhos retornar do CONFENASPS de Brasília ao Paraná, foram assaltados entre as cidades de Cristalina e Catalão, no estado de Goiás. É necessário ressaltar que os assaltantes, aproximadamente 8 elementos, utilizaram armamento das forças armadas (Fuzis, Metralhadoras e Escopetas) e com agressividade e violência disparam mais de 16 tiros no interior do ônibus, ferindo, sem maior gravidade, a companheira Elidia, do INSS de Cascavel, baleada na perna e no braço, que após ser atendida na Santa Casa de Catalão foi removida a Brasília, de onde retornou ao Paraná. Também nesta mesma noite foram assaltados dois ônibus com a delegação de Minas Gerais, dois ônibus que faziam a linha Brasília a São Paulo, e dois ônibus de São Paulo a Brasília, provavelmente pela mesma quadrilha que age livremente pelas nossas estradas despoliciadas. Avaliação de todos as vitimas era que o modus operandi eram os mesmos e o linguajar utilizado tem semelhanças com aquele que é utilizado nas corporações da policia militar. É desnecessário dizer que foram momentos de terror e pânico diante da violência dos assaltantes, mas chama a atenção que, nós últimos 10 dias, dezenas assaltos foram cometidos no mesmo local sem que autoridades Federais e Estaduais de Goiás fossem capazes de coibir tais delitos.
Mas também até nestes momentos terríveis as pessoas puderam comprovar a força da fé e da espiritualidade, porque apesar de tantos disparos de arma de fogo, não tivemos nenhum ferido com gravidade, um verdadeiro milagre. Acreditemos ou não, aconteceu!
A participação em fóruns de luta da categoria é necessária para o fortalecimento das nossas lutas e todos estão sujeitos aos imprevistos da vida. Lembramos também do acidente no ônibus da Viação Garcia ocorrido no trajeto entre Cascavel e Curitiba, no qual nossa companheira Marlene de Jesus Alves da Costa funcionária do INSS, quebrou um braço e sofreu escoriações quando iria participar de uma Plenária Estadual. Isso demonstra que nossa categoria enfrenta as lutas mesmo correndo riscos, pois sabe que somente na luta se mantém conquistas.
A direção da FENASPS estará solicitando audiência no Ministério da Justiça para cobrar providências sobre esses assaltos recorrentes e todos próximos uns dos outros. Também estaremos ingressando com ação judicial contra a União para cobrar prejuízos materiais e emocionais, uma vez que há vários companheiros e companheiras traumatizados neste lamentável e violento episódio.
A todos aqueles que foram vítimas da violência cotidiana, externamos nossa solidariedade e agradecimento pela persistência em participar da mobilização e da luta necessária diante de tantos ataques desferidos por este governo!
Quem é de luta jamais desiste!