quarta-feira, 25/08/10

GREVE MTE – Sem carteiras, jovens perdem oportunidades de emprego

grevemte.jpgO empresário Gilmar Leal Santos, operador dos restaurantes Mc Donald’s em Maringá, conta que a greve dos servidores do Ministério do Trabalho influenciou na contratação de jovens em busca do primeiro emprego.


"Estamos com dificuldade de contratar esse jovem porque ele não consegue a carteira de trabalho por conta da greve", afirma. "A paralisação está prejudicando a classe trabalhadora e a iniciativa privada."

Os restaurantes estão com 20 vagas abertas para jovens em busca do primeiro emprego.

O advogado trabalhista Ricardo Luis Ribeiro de Freitas afirma que o trabalhador que se sentir prejudicado com a greve pode conseguir a carteira de trabalho na Justiça. "Se ele conseguir comprovar o prejuízo pode entrar com medida judicial para que o Ministério expeça o documento", diz.

Para o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (Sinepe), José Carlos Barbieri, a paralisação afeta não só as empresas de educação, com alta oferta de trabalho, mas toda a economia.

"Todos os trabalhadores têm direito à greve, mas a paralisação do Ministério do Trabalho já está extrapolando", afirma Barbieri. "Por conta disso, já tivemos muito trabalho para assinar a Convenção Coletiva de Trabalho do comércio e, agora, as empresas querem contratar e não conseguem."

Os principais sindicatos patronais de Maringá vão se reunir em breve para estudar uma alternativa para a emissão de carteiras de trabalho. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil), Orlando Chiqueto, afirma que as entidades vão  analisar formas de descentralizar a emissão dos documentos.

"Queremos saber se a legislação permite que outros órgãos podem emitir as carteiras." "A oferta de emprego em Maringá está em alta e essa paralisação está atrapalhando a iniciativa privada", avalia.

Fonte: Vinícios Carvalho – O DIÁRIO.COM
Brasília-DF, 24 de agosto de 2010

Últimas notícias

ver mais
quinta-feira, 19/06/25 FENASPS reitera reivindicação para instalação urgente do Comitê Gestor de Carreira, em reunião do GT sobre atribuições dos TSS A FENASPS participou nesta terça-feira, 17 de junho de 2025, de mais uma reunião ...
quinta-feira, 19/06/25 FENASPS, Fonasefe e entidades dos SPFs realizam ato na Câmara dos Deputados contra nova reforma administrativa Na manhã desta terça-feira, 17 de junho, a FENASPS e demais entidades representativas dos ...
domingo, 15/06/25 ALERTA: Texto base da contrarreforma administrativa esvazia os serviços públicos e retira direitos dos servidores públicos O Grupo de Trabalho para discutir uma reforma administrativa foi instalado na Câmara dos ...


Convênios

ver mais

Grupo Motor Home Automotivos Mangabeiras . Belo Horizonte - CEP 30315-382 Assistência 24h 0800 800 4600 / Matriz 31 2533 1700 / WhatsApp 31 3786 4600 / (31) 2515-4713 www.grupomotorhome.com.br
Mais detalhes

Hotel Turista Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3273-7282
Mais detalhes

Núcleo Odontológico Lapecco Clínica Odontológica Floresta . Belo Horizonte (31) 3449-8503 odontolapecco.com.br Desconto Especial de 25% (vinte e cinco por cento) nos preços que compõem a Tabela Particular.
Mais detalhes
Top