quarta-feira, 15/09/10

Governo exclui maioria das Entidades Federais do GT que regulamenta negociação coletiva

gttrab.jpgGoverno institui Grupo de Trabalho para estudar e propor lei sobre o direito de Greve dos servidores.
Mais um golpe?
 

O Diário oficial da União deste dia 3/setembro traz Portaria do Ministro do Trabalho para regulamentar Lei de Greve no Serviço Público, excluindo as entidades do Funcionalismo. Apenas as Centrais alinhadas ao governo é que poderão participar das discussões. A FENASPS está de olho e vai pedir respeito por parte do governo. Confiram a portaria:

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
PORTARIA nº- 2.093, DE 2 DE SETEMBRO DE 2010


O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso da atribuição que lhe confere o inciso I do art. 87 da Constituição Federal, resolve:

Art. 1º Fica instituído, no âmbito deste Ministério, Grupo de Trabalho com vistas a realizar estudos e elaborar proposta de legislação que trate sobre Organização Sindical, Negociação Coletiva, Direito de Greve e Licença do Dirigente Sindical para Exercício de Mandato Sindical no Setor Público – GT Setor Público.
Art. 2º O Grupo de Trabalho terá a seguinte composição:
I – representando o Ministério do Trabalho e Emprego:
a) o titular da Secretaria de Relações do Trabalho, a quem cabe coordenar o grupo;
b) o titular da Coordenação Geral de Relações do Trabalho; e
c) o titular da Coordenação Geral de Registro Sindical.
II – representando os trabalhadores, 4 (quatro) representantes de cada central sindical que atendeu os requisitos do art. 2° da Lei n° 11.648, de 2008, sendo 3 (três) titulares e 1 (um) suplente.
§ 1°. As centrais sindicais deverão encaminhar ofício ao Ministro do Trabalho e Emprego, no prazo de 3 (três) dias, a contar da publicação desta Portaria, indicando os representantes que integrarão o GT Setor Público, para serem nomeados em ato normativo próprio.
§ 2°. Decorrido o prazo estabelecido no parágrafo anterior, será instalado o Grupo de Trabalho, sem prejuízo de indicações futuras por entidades que atenderam os requisitos.
§ 3º. O titulares do Ministério do Trabalho e Emprego poderão utilizar-se de assistentes técnicos, sem poder de deliberação, nas reuniões.
§ 4º. Representantes de outras entidades e órgãos poderão, a critério do Grupo de Trabalho, ser convidados a contribuir nos estudos.
Art. 3° Ficam instituídas, no âmbito deste Grupo de Trabalho, as seguintes Câmaras Setoriais:
I – Câmara Setorial do Setor Público Municipal;
II – Câmara Setorial do Setor Público Estadual;
III – Câmara Setorial do Setor Público Federal.
§ 1°. As Câmaras Setoriais têm o objetivo de subsidiar a elaboração dos estudos e propostas previstos no art. 1°.
§ 2°. Cada Câmara Setorial contará com 2 (dois) representantes de cada central sindical e terá como coordenador e relator membros do GT Setor Público.
Art. 4° O Grupo de Trabalho, em conjunto com as Câmaras Setoriais, promoverá plenárias regionais, com vistas a debater as propostas apresentadas pelo GT Setor Público.
Art. 5º O GT Setor Público deverá apresentar, no prazo de 60 dias de sua instalação, ao Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, proposta normativa.
Parágrafo único. O prazo de que trata o caput poderá ser prorrogado mediante solicitação fundamentada do GT Setor Público.
Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MIN. CARLOS ROBERTO LUPI
Publicado no Diário Oficial da União -Nº 170, sexta-feira, Página 95 – 3/09/2010


Últimas notícias

ver mais
quinta-feira, 18/12/25 Recesso de fim de ano: Sintsprev-MG não funcionará de 22/12/2025 a 04/01/2026 RECESSO DE FIM DE ANO O Sintsprev/MG informa que estará de recesso de 22 de ...
terça-feira, 16/12/25 FENASPS E ENTIDADES DO FONASEFE DAS TRÊS ESFERAS E CENTRAIS SINDICAIS REALIZARAM ATO, HOJE 16/12, NO AEROPORTO DE BRASÍLIA NA LUTA CONTRA A PEC 38 – REFORMA ADMINISTRATIVA A luta contra reforma administrativa PEC 38 ao longo de 2025 unificou categorias das ...
segunda-feira, 15/12/25 CONGRESSO INIMIGO DO POVO: SINDICATOS DA BASE DA FENASPS PARTICIPAM DOS ATOS DE 14/12 CONTRA A ANISTIA A GOLPISTAS E A REFORMA ADMINISTRATIVA O mesmo Congresso que tentou aprovar a PEC da bandidagem, blindando parlamentares que cometem ...


Convênios

ver mais

Pousada Minas Gerais e Hotel Luxor Ouro Preto Hotéis . Outro Preto - MG (31) 3551-5506 / 0800.702.5506
Mais detalhes

Free Time Turismo Agência de Viagens e Turismo Centro . Belo Horizonte - CEP 30130-003
Mais detalhes

Aquárius Viagens e Turismo Agência de Viagens e Turismo Cidade Nova . Belo Horizonte (31) 3484-6540 - Whatsapp - (31) 98649-4164
Mais detalhes

Hotel Financial Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3270-4000
Mais detalhes
Top