07 de abril – Dia Mundial da Saúde – Nada a comemorar a não ser a LUTA!!
CARTA ABERTA À POPULAÇÃO
07 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA SAÚDE
NADA A COMEMORAR A NÃO SER A LUTA!!!
Qualquer país, qualquer nação que se considere desenvolvida e justa tem o Sistema de Saúde público, de qualidade e gratuito.
No Brasil, a criação do SUS foi para esse fim, mas sucessivos governos acabaram por não valorizar nem o SUS nem seus trabalhadores, o resultado é o total abandono à Saúde Pública.
No Brasil nossos governantes, a nível federal, estadual e municipal não tiveram competência e sensibilidade necessárias para tratar da Saúde com atenção e nossa população está aí, sem atendimento e com sérios problemas ocasionados pela epidemia de Dengue, a qual poderia ter sido evitada se tivesse sido tratada com a devida atenção. Houve menosprezo as participações populares não valorizaram e nem souberam chamar e envolver a sociedade no controle da Dengue e demais endemias, deixando milhares de vitimas, provocando caos nas grandes cidades, por falta de estrutura para atendimento, aumenta ainda mais o sofrimento a população causando sofrimento e mortes.
Há estados e municípios que sequer sabem para que serve seus Conselhos de Saúde. A omissão e incompetência das autoridades fizeram com que a Saúde Pública brasileira viva na UTI, à beira da falência total. E o governo prepara a privatização da Saúde Pública via Medida Provisória 520, o repasse de serviços para Organizações Sociais via terceirizações criminosas para surrupiar ainda mais as verbas públicas. Porque tem que cumprir os acordos feitos com o capital, desmantelar a saúde para aumentar os lucros dos abutres do sistema capitalista nacional e internacional.
Neste Dia Mundial da Saúde o SINTSPREV-MG convoca a classe trabalhadora para mobilização em defesa da Saúde Pública brasileira. Para que lutarmos sem tréguas contra os projetos que visam privatizar os serviços públicos de Saúde. Uma tentativa criminosa, um atentado contra os direitos elementares da população, principalmente a mais carente, a que mais necessita de atendimento médico imediato e com qualidade.
PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES:
• Saúde Pública de qualidade e para todos os Brasileiros;
• Concurso Público para contratar servidores para melhor atender à população;
• Revogação da MP 520 e retirada do Congresso de todos os projetos que privatizam a
• Saúde Pública;
• Orientação dos Sindicatos para o Fortalecimento dos Conselhos de Saúde;
• Implantação de Plano de Carreira com valorização dos profissionais de Saúde.
Diretoria Colegiada SINTSPREV-MG
Belo Horizonte-MG, 07 de abril de 2011