Ministro da Saúde assina protocolo de reestruturação das tabelas salariais para 2013
Padilha recebeu os representantes das entidades logo após a reunião da Mesa Setorial
Após várias rodadas de negociação envolvendo as entidades representantes dos servidores da Seguridade Social, dentre elas a Fenasps, e o governo, o ministro da Saúde assinou, nessa quinta-feira, 1º de março, protocolo que apresenta tabelas salariais elaboradas pela Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde.
Ministro assina protocolo que apresenta tabelas salariais para a Seguridade Social
Graças à pressão dos servidores que participaram da reunião da Mesa Setorial da Saúde, que aconteceu no ministério logo antes da assinatura das tabelas salariais, o ministro recebeu representantes das entidades em seu gabinete.
A proposta consensuada na Mesa Setorial entre governo e bancada dos trabalhadores é buscar a equiparação com as tabelas do Seguro Social.
É importante ratificar que este é apenas um passo para concretização dessa proposta, pois este protocolo abrange somente os servidores do Ministério da Saúde. Considerando que os servidores da Seguridade Social estão inseridos na carreira da Previdência, Saúde e Trabalho, ainda é preciso sensibilizar os ministros das outras pastas, além do Ministério do Planejamento e fazer grande mobilização no Congresso Nacional para que essas tabelas se tornem realidade.
Mandado de Injunção
Durante a reunião da Mesa Setorial da Saúde, foi agendada para o dia 15 de março, quinta-feira, uma apresentação, em vídeo-conferência, sobre o Mandado de Injunção impetrado pela Fenasps.
Coordenadora-geral de Recursos Humanos também assinou o protocolo
GEAP: Fenasps realiza audiência com secretário executivo do MTE
Ainda nessa quinta-feira, a FENASPS realizou audiência na Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho (MTE) para tratar da GEAP. Da mesma maneira que a federação buscou o presidente do INSS para sensibilizá-lo da necessidade do governo aumentar os valores destinados à saúde do servidor, a FENASPS fez esse debate com o secretário executivo do MTE para que o mesmo também sensibilize o Ministério do Planejamento (MPOG) no sentido de aumentar os valores per capita referentes a patrocinadoras, pois de outra forma a conta vai recair somente no contracheque do servidor, majorando ainda mais os baixos salários pagos pelo governo aos servidores da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho.
O secretário executivo do MTE – juntamente do coordenador-geral de RH – ficou de preparar uma minuta para ser encaminhada ao MPOG com a máxima urgência que a matéria merece.
OBS.: A assinatura do ministro no protocolo das tabelas salariais acordadas pela Mesa Setorial da Saúde está em arquivo pdf em separado.
Clique aqui para Protocolo das tabelas salarias.
Brasília, 5 de março de 2012
Plantão Fenasps