Servidores da saúde entram em greve no Rio de Janeiro e retomam as lutas da categoria
Os servidores públicos do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, deflagraram greve em assembleia, na manhã desta quinta-feira, 05. A Assembleia contou com ampla mobilização da categoria na adesão da greve nacional dos servidores públicos, e os trabalhadores do Instituto paralisarão as atividades a partir da próxima segunda-feira, 09.
Somente nesta semana, cinco unidades de saúde, aproximadamente, deflagraram greve. A Fundação Nacional de Saúde do Rio de Janeiro realizará assembleia sexta-feira, 06, com pauta única de greve.
O quadro nacional de mobilização da saúde aumenta a cada dia. São mais de 10 estados em greve no setor, com forte enfrentamento à polícia e ao governo. Em Porto Alegre (RS), os servidores, o Sindisprev-RS e a FENASPS ocuparam o prédio do Brasiliano de Moraes, onde funciona o núcleo estadual do Ministério da Saúde, fechando as instalações do prédio com correntes e cadeados. A ação dos trabalhadores foi importante para o fortalecimento da luta dos servidores públicos na pressão ao governo que não quer negociar as reivindicações dos trabalhadores. A categoria exige aumento de 22,08%, equiparação com as tabelas da carreira do Seguro Social, e garantia de 30 horas de trabalho semanais para todos os servidores.
A Oposição do Sindsprev-RJ – Alicerce Chapa 2 – Sindicato se Constrói Pela Base -, apoia e constrói a greve da saúde no Rio de Janeiro, e chama a todos os servidores e servidoras a se somar nesta luta nacional do funcionalismo público. Para que tenhamos vitória em nossas reivindicações é preciso que todos se unam, construindo alicerces de luta junto à FENASPS, aumentando nossa intervenção nas greves e na luta por nossos direitos. À greve, companheiros! Só a luta muda a vida!
Greve da Seguridade ganha grande adesão nos hospitais federais do RJ (clique para ampliar)
Acompanhe abaixo o quadro da greve da Saúde, no RJ
INTO – Instituto de Traumatologia e Ortopedia – Hosp. No RJ
A assembleia realizada nesta terça-feira, 3 de julho, contou com a presença de 250 servidores do hospital, e aprovaram por unanimidade Greve por tempo indeterminado a partir de segundafeira (09), e foi eleito um comando de greve local.
Hospital da Lagoa – Rio de Janeiro
Assembleia realizada nesta quarta-feira, 04, deliberaram greve e realizaram ato na av. Borges de Medeiros.
Hospital Laranjeiras – Rio de Janeiro
Em estado de Greve. Os servidores realizarão assembleia dia 05, quinta, às 09h, para avaliar à greve nacional da saúde
Hospital de Ipanema – Rio de Janeiro
A paralisação dos servidores teve inicio nesta segunda-feira, 02. Serviços que funcionarão neste período: oncologia, hemodiálise, diálise, entrega de insulina e outros medicamentos a diabéticos e hipertensos e internações de pacientes de alto risco, além do acompanhamento aos internados.
HFSE e Hospital do Andaraí – RJ
Servidores dos Hospitais Federais dos Servidores (HFSE) e do Andaraí aderiram a greve, desde de segunda-feira, 02, por tempo indeterminado em ambas unidades.
Fiocruz – RJ
Greve de 48h, terça, quarta e quinta-feira em paralisação.
Policlínica Piquet Carneiro – Maracanã,
Ato público para adesão à greve por tempo indeterminado.
Marcha Unificada dos Servidores Públicos – 04/07 – RJ
Uniu os servidores estaduais da saúde, educação, segurança, universidades (Uerj/Uenf), Faetec, Justiça e Proderj em marcha ao Palácio Guanabara.
Núcleo do MS – São Gonçalo – RJ
Indicativo de assembleia – data a confirmar
Fundação Nacional de Saúde – RJ
Assembleia dia 06, sexta, às 12. Pauta: Greve
Hospital Bonsucesso – RJ
Em estado de greve.
Hospital Jacarepaguá – RJ
Em greve desde dia 03, terça-feira.
CPN (atual Hospital Carlos Tortelly) – Niterói – RJ
Paralisação de 72 duas horas, 3 a 5 de julho, e assembleia para discutir greve na sexta-feira (6).
Hospital Antonio Pedro – Niterói – RJ
Em mobilização.
Hospital Azevedo Lima – Niterói – RJ
Em mobilização.
INC
Assembleia realizada dia 05. Deflagrada greve a partir de segunda-feira, 09.
Hospital da Posse
Em mobilização
FNS- Belfort Roxo- Assembleia dia 06/07/2012.
EM mobilização.
*Escrito por: Flávia Alli