sexta-feira, 10/08/12

Dilma convoca a grande imprensa e Lula para enfrentar a greve

 

passeatabh09082012

Durante meses, os principais jornais do país e a Rede Globo praticamente ignoraram a greve dos servidores federais. Publicavam, no máximo, pequenas notas. Exceção a ser registrada para o Correio Braziliense, que vive e retrata com mais veracidade a pressão realizada por milhares de trabalhadores contra o Planalto.


Nos últimos dias, contudo, a grande imprensa colocou a greve na primeira página. O assunto ganhou destaque também no Jornal Nacional e outros noticiários da Globo. Ontem e hoje (dias 9 e 10), TODOS os principais jornais do país deram a greve como manchete.


O movimento merece mesmo essa visibilidade. A questão é que a maioria das notícias joga a culpa nas paralisações pelo caos nos aeroportos, iminente prejuízo às indústrias que dependem de importações, fiscalizações em rodovias e atraso na emissão de passaportes. Para O Globo, em Editorial reproduzido na primeira página: “Corporações sindicais usam a população como refém, para pressionar o governo”.


A realidade, entretanto, é exatamente o inverso. A mobilização dos servidores, e a greve como consequência, visa exatamente denunciar as péssimas condições dos serviços públicos no país. Muito antes das greves, os postos de saúde e hospitais já estavam superlotados, sem equipamentos e pessoal adequados. As estradas matando pelas péssimas condições de manutenção. Portos e aeroportos sem os investimentos necessários. Não somos e nunca seremos “o problema”.


Problema é destinar praticamente 50% de toda a arrecadação de impostos para pagamento de ‘serviços e juros’, de uma dívida fraudulenta e sem fim. Problema é negar reajustes, sob o subdesenvolvido argumento de que servidor público ganha, em média, acima do setor privado. Como se todos fossemos condenados a receber salários sabidamente aviltados, num país que tem uma das piores distribuições de renda do mundo e lucros privados muito acima do razoável. Bancos aqui têm mais lucros do que em qualquer outro lugar do planeta.


O governo é, de longe, o maior anunciante das empresas de comunicação. Antes de fazer comunicação, todas são empresas e a maioria prioriza o lucro. Daí o noticiário sob encomenda aos interesses de quem paga a conta.


Quanto a Lula, Dilma apela ao ex-presidente para tentar calar a CUT e outras centrais sindicais que recebem gordas subvenções, criadas no mandato dele. O jornal Valor trata hoje desse pedido de socorro. Os trabalhadores estão atentos e não aceitarão peleguismo.


A “presidenta” avisa que vai apresentar proposta de reajuste na semana que vem. Enfim, depois de tanta enrolação e omissão! Que venha uma proposta decente, como é possível, necessário e positivo para todo o país. Não só de reajuste salarial, mas de melhoria em geral para os serviços públicos, tal como reivindicamos.


 

Sintsprev/MG

Diretoria Colegiada                                                                                                              BH –10/08/2012

 

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 10/02/26 MINISTRA DO STF VOTA CONTRA ISONOMIA DA GDASS PARA OS APOSENTADOS A Ministra Cármen Lúcia votou contrário a isonomia da GDASS para servidores/as do INSS ...
segunda-feira, 09/02/26 ATENÇÃO APOSENTADOS(AS) E PENSIONISTAS DA UNIÃO FEDERAL: PRAZO DA AÇÃO COLETIVA DA PARIDADE DA GDPST SE APROXIMA O Departamento Jurídico do SINTSPREV/MG, por meio de sua Assessoria Jurídica, informa que o prazo final para ...
quinta-feira, 05/02/26 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem ...


Convênios

ver mais

Pousada Minas Gerais e Hotel Luxor Ouro Preto Hotéis . Outro Preto - MG (31) 3551-5506 / 0800.702.5506
Mais detalhes

SESC Minas Gerais Clubes e Lazer Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-076 (31) 3270-8100 www.sescmg.com.br
Mais detalhes
Top