terça-feira, 18/08/15

Manifestação em BH mostra luta unificada dos servidores federais



lutas1808Servidores federais em greve realizaram, nesta terça-feira (18), em Belo Horizonte, mais uma manifestação, chamando a atenção da população e pedindo a abertura de negociações por parte do governo Federal. O ato reuniu trabalhadores de diversas carreiras e órgãos, como do INSS, Fundação Oswaldo Cruz, institutos federais de educação, ministério da Saúde, da Previdência e outros.

Cada segmento possui pautas de reivindicações próprias e negociam com os respectivos ministérios. Os trabalhadores da área do ensino, por exemplo, reclamam da falta de estrutura, salas e laboratórios inadequados, cortes de verbas para bolsas de estudo e ampliação das vagas nas universidades, mas de péssima qualidade.

No INSS, os servidores estão em greve desde 7 de julho, portanto há 43 dias. As principais reivindicações são reajuste da remuneração de acordo com a inflação; incorporação das gratificações, de modo a possibilitar aos trabalhadores se aposentar sem as atuais perdas de 40 a 50% nos vencimentos; plano de cargos e carreiras; jornada semanal de 30 horas de trabalho, para todos os servidores da Seguridade Social; concurso público para repor o quadro de pessoal, sendo que o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou carência de 14 mil servidores para atender o atual volume de atendimento; fim do assédio moral; contra as terceirizações e paridade de remuneração entre trabalhadores da ativa e aposentados.

NEGOCIAÇÕES – Em Brasília, as negociações acontecem nos diversos órgãos. Na segunda-feira (17), representantes do Comando Nacional de Greve dos servidores da Seguridade Social – INSS, Anvisa e ministérios da Previdência, Saúde e Trabalho, se reuniram com a presidente do INSS, Elisete Berchiol, diretores e procuradores daquela autarquia.

Os trabalhadores foram cobrar respostas às reivindicações e esclarecimentos quanto à ameaça de corte de ponto, atitude considerada irregular, visto que a greve foi julgada legal pelo Superior Tribunal Federal (STF). Para o INSS, a paralisação foi levada à justiça e agora todos os entendimentos e acordos serão feitos apenas no processo.

A diretora do Sintsprev/MG, Júlia Maria Vieira lembrou que o governo Federal “em momento algum” apresentou proposta concreta para negociar e alertou que “as pressões e ameaças fazem apenas aumentar a certeza da luta entre os trabalhadores. Não daremos nenhuma passo atrás”, concluiu.

BH –18/08/2015 – Sintsprev/MG – Diretoria Colegiada e Comando de Greve

Contato com a Imprensa:
Diretora Júlia Maria – (31) 2552-1610
Diretor Patrick Osório – (31) 8748-8742


Assessoria de Imprensa– Alencar Andrade – (31) 8785-8136

Sintsprev/MG – Diretoria Colegiada
Av. Afonso Pena, 726 / 4º andar – Centro – 30130-003 – BH / MG

 

www.sintsprevmg.org.br – (31) 2552-1610 – imprensasintsprev@terra.com.br

 

 

 

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 30/04/24 Após deliberação da Plenária Nacional, Direção da FENASPS assina acordo, ressaltando o cumprimento das demais pautas Após a apreciação da Plenária Nacional virtual da FENASPS ocorrida nesse sábado, 27 de ...
sexta-feira, 26/04/24 Em manifestação, FENASPS reafirma que resposta ao Termo de Compromisso virá somente após a Plenária Nacional deste sábado, 27 A FENASPS participou na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, de uma manifestação na ...
quarta-feira, 24/04/24 Na Saúde, FENASPS participa da 4ª reunião em 2024 sobre a reestruturação da CPST Dando continuidade aos debates realizados no último dia 27 de março, a FENASPS – ...


Top