EM VIGÍLIA, TRABALHADORES REIVINDICAM A READMISSÃO DOS DEMITIDOS EM HOSPITAIS FEDERAIS
Nesta quarta-feira, 14 de abril, às 14h, acontece a audiência pública sobre a liminar da 23ª Vara Federal do Rio de Janeiro que determinou a reintegração dos profissionais de saúde demitidos desde março de 2020 (saiba mais aqui e aqui).
Para acompanhar a audiência, os servidores da rede federal fazem vigília, desde as 13h, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro/RJ, de onde seguem em passeata até a sede da Justiça Federal do Rio. A liminar que ordenou a reintegração dos profissionais demitidos da rede federal foi obtida em ação movida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Para a audiência desta quarta, 14/04, foram intimados os gestores das unidades federais do Rio, que terão de detalhar o total de leitos (bloqueados ou não) disponíveis em cada uma dessas unidades, detalhando também o total de servidores estatutários e terceirizados.
Os gestores terão ainda de apresentar justificativas para o bloqueio de leitos, problema agravado sobretudo após a demissão em massa de contratados em toda a rede.
Audiência na sexta, 16, vai debater ampliação de leitos
Na sexta-feira, 16 de abril, a partir das 11h, acontece a audiência pública promovida pelas comissões de saúde da Alerj e da Câmara Municipal do RJ com o tema “Debate sobre ampliação dos leitos para pacientes com covid no Rio de Janeiro”.
Nesta audiência, o Sindsprev/RJ será representado por Sidney Castro, dirigente do sindicato, que vai reafirmar o posicionamento das assembleias de servidores da rede federal, no sentido de repudiar a proposta de estadualização e exigir a imediata readmissão de todos os profissionais demitidos pelo Ministério da Saúde.
A audiência foi solicitada pela deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB). Os interessados em acompanhar a audiência deverão enviar suas solicitações para o e-mail: comissaodesaude@alerj.rj.gov.br.
Independente da realização das audiências já referidas, é fundamental a continuidade das mobilizações!
*As informações são do site do Sindsprev/RJ.