quarta-feira, 22/03/23

PLENÁRIA DA FENASPS INDICA ACEITAÇÃO DOS 9% DE REAJUSTE, MAS FAZ RESSALVAS SOBRE PERDAS SALARIAIS E OUTRAS PAUTAS

Em nova Plenária Nacional promovida pela FENASPS nesse sábado, 18 de março, os delegados autorizaram a FENASPS a negociar a proposta do Governo apresentada no último dia 14 de março – reajuste linear emergencial de 9% na remuneração total (para ativos, aposentados e pensionistas) e a correção do auxílio-alimentação de 43,6% (saindo de R$ 458 para R$ 658).

Entretanto, a FENASPS e demais entidades do Fonasefe deverão cobrar do Governo a cópia da minuta do termo de acordo, a recomposição das perdas inflacionárias históricas e o atendimento das pautas específicas.

Após intenso debate, os delegados e delegadas presentes na Plenária virtual – que contou com a participação de cerca de 100 trabalhadores e trabalhadoras da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa, representando 16 estados e todas as regiões do país – realizada em formato de videoconferência nesse sábado, 18 de março, deliberaram por:

  1. Aceitar a Aceitar a proposta do Governo nos estritos marcos do que foi apresentado pelo governo, que correspondem a:
    • 9% de reajuste emergencial linear no conjunto da remuneração com impacto já a partir de 1º de maio de 2023 e;
    • R$ 200,00 no auxílio-alimentação (correspondente a um percentual de aumento de 43,6%).
  2. Fica indicada a instalação de Plenária de forma permanente até que seja concluído o processo de negociação com o Governo Federal sobre o reajuste emergencial;
  3. A FENASPS, antes de qualquer anuência ou assinatura, deverá solicitar e ter acesso à minuta do Termo de Acordo de modo a verificar se a mesma obedece e segue estritamente o que foi enviado pelo Governo, convocando ainda para esta semana a reinstalação da Plenária para discussão do documento e aprovação final do acordo a ser assinado.

Na Plenária desse sábado, 18, os representantes dos sindicatos estaduais filiados fizeram uma série de ressalvas e apontamentos retirados nas assembleias e enviaram para discussão de todos os respectivos pontos. Confira no relatório da Plenária os tópicos aprovados em cada estado.

OUTRAS DELIBERAÇÕES

Na oportunidade, a Plenária também reafirmou as pautas históricas dos servidores e servidoras da Seguridade Social, ratificando todas as ressalvas e observações levantadas e já deliberadas na Plenária ocorrida no último dia 11 de março (confira aqui).

Do mesmo modo, ficou acordado em Plenária para que seja reforçada a solicitação do pedido da reunião com o assessor jurídico da FENASPS, Dr Luís Fernando Silva, para tratar da pauta da Vigilância e Saúde, já que se trata de pauta específica, bem como que a FENASPS indique a realização de uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Seguridade Social para que sejam deliberadas propostas específicas sobre os servidores e servidoras da Saúde e do Trabalho.

Ficou também determinado que a FENASPS envie ofício para o Secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e às ministras de Gestão e Inovação, Esther Dweck, e Saúde, Nísia Trindade, questionando quais categorias serão contempladas com eventual pagamento do Piso Salarial Nacional da Enfermagem, o que já foi feito. Confira abaixo os ofícios protolados:

  • Ofício FENASPS nº 22, à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do INSS, cobrando solução sobre os problemas nos programas de gestão – clique aqui
  • Ofício FENASPS nº 31, ao presidente interino do INSS, exigindo resolução dos problemas de instabilidade nos sistemas do INSS – clique aqui
  • Ofício FENASPS nº 35, ao Ministério de Gestão e Inovação (MGI), solicitando audiência para discutir soluções sobre problemas nos sistemas do INSS – clique aqui
  • Ofício FENASPS nº 36, ao Departamento de Relações de Trabalho (Deret) do MGI, requerendo a minuta do termo de acordo sobre o reajuste emergencial – clique aqui
  • Ofício FENASPS nº 37, ao MGI, solicitando audiência para debater a pauta específica dos trabalhadores(as) da Saúde e sobre a aplicação do Piso Nacional de Enfermagem – clique aqui
  • Ofício FENASPS nº 38, ao Ministério da Saúde, solicitando audiência para debater a pauta dos trabalhadores da Saúde e sobre a aplicação do Piso Nacional de Enfermagem – clique aqui

Por fim, a FENASPS aprovou que será enviado também ofício para o Sindsprev/RJ, solicitando mais esclarecimentos acerca da pauta dos grevistas e as deliberações sobre tal processo pela entidade. E ainda, encaminhar dossiê cobrando reunião com a Ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck e a gestão da Dataprev, para discutir soluções para os graves problemas estruturais do INSS, principalmente o caos nos sistemas.

Somente com luta e mobilização podemos obter conquistas!

Últimas notícias

ver mais
quarta-feira, 10/06/26 CÂMARA APROVA URGÊNCIA DO PL DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SERVIÇO PÚBLICO: VITÓRIA DA MOBILIZAÇÃO, MAS LUTA SEGUE POR APROVAÇÃO COM GARANTIAS REAIS AOS TRABALHADORES A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 9 de junho, o Requerimento de Urgência ...
terça-feira, 09/06/26 FENASPS PARTICIPA DA MESA SETORIAL E DO CGNAD E COBRA SOLUÇÃO PARA IR, COMPENSAÇÃO DA GREVE E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Reuniões da Mesa Setorial e do CGNAD ocorreram nesta segunda-feira, 8 de junho de ...
quarta-feira, 03/06/26 COMUNICADO: FERIADO E RECESSO NOS DIAS 04 E 05 DE JUNHO – CORPUS CHISTI A Diretoria Colegiada do Sintsprev/MG informa que, em virtude do feriado de Corpus Chisti, ...


Convênios

ver mais

Grupo Motor Home Automotivos Mangabeiras . Belo Horizonte - CEP 30315-382 Assistência 24h 0800 800 4600 / Matriz 31 2533 1700 / WhatsApp 31 3786 4600 / (31) 2515-4713 www.grupomotorhome.com.br
Mais detalhes

Pousada Minas Gerais e Hotel Luxor Ouro Preto Hotéis . Outro Preto - MG (31) 3551-5506 / 0800.702.5506
Mais detalhes
Top