sábado, 25/03/23

SERVIDOR(A) DO INSS: NÃO SEJA NOVAMENTE ENGANADO!

Nos últimos dias tem circulado uma postagem propondo criar uma entidade exclusiva para os servidores do Seguro Social.

É importante fazer uma retrospectiva sobre os fatos, pois esta seria a quinta vez que tentam criar um sindicato especifico que não prosperaram. Na década de 1990 um grupo da DC aliados dos gestores fundaram uma Associação que até os dias de hoje, faz muita propaganda, tem filiados que compraram participação de planos de saúde, sempre fez este proselitismo de defender exclusivamente esta categoria, mas ate a presente data os servidores que acreditaram na propagada ainda não sabem quando as promessas vão se concretizar.

Porém a questão mais importante e todos e todas saberem que ao longo dos últimos 41 anos das primeiras greves 1982 – 1984, até os dias de hoje nenhuma conquista veio sem fazer muita luta que fazíamos via associações que deram origem a FENASPS e os Sindicatos filiados. Não tem único projeto de lei, acordo de greve, conquistas, e concursos, que a Fenasps não tenha estado a frente negociando.

A FENASPS não faz promessas e sim projetos de luta, por salários, melhores condições de trabalho, lutamos há 38 anos para implantar Plano de Carreiras, porém os sucessivos governos recusaram a implantar um plano de cargos e carreira profissionalizando e valorizando a carreira do INSS.

Até mesmo quando ultimo ex-ministro assinou acordo de greve, prometeu em reunião com doze deputados, que levaria pessoalmente a proposta e Acordo de Greve, para o ex-presidente assinar. Pois veio as eleições governo derrotado, nem mesmo a emenda aprovada na CNAPS para corrigir o VB, tiveram a coragem de assinar, infelizmente foi excluída da PLOA por vício de origem.

E novamente a Federação e Sindicatos filiados, estão aqui na frente de luta conseguimos romper a política de congelamento salarial de sete anos e governo fará reajuste de 9% nos salários e 43,69% ou R$ 200,00. E próxima tarefa será retomar as negociações especificas visando debater o cumprimento do acordo de greve assinado na greve de 2023 e também lutar para reposição das perdas salariais acumuladas de 27% nos últimos quatro anos.

Sobre a criação de outra entidade vivemos numa democracia, com regras e leis, todos tem o direito de buscar seu lugar ao sol, mas é obrigação da Federação alertar os servidores para não caírem em ciladas, analisando bem antes de embarcar nesta desventura. “Declare guerra a quem finge de amar”.

Desde já convocamos a categoria para se mobilizar para pressionarmos o governo, o congresso para aprovar o PL do Reajuste Emergencial e o PLN que é um empréstimo de duzentos milhões de reais, valor necessário para os reajustes. Na segunda quinzena de abril as entidades do Fonasefe vão lançar a Campanha Salarial 2024 com ato em Brasília.

Brasília, 24 de março de 2023.

PLANTÃO DA DIRETORIA COLEGIADA DA FENASPS

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 23/06/26 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, ...
sexta-feira, 19/06/26 AUXÍLIO-NUTRIÇÃO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS É DIREITO E DEVE SER GARANTIDO PELO GOVERNO Reivindicação da FENASPS e do FONASEFE ganha força no Congresso e precisa avançar na ...
sexta-feira, 19/06/26 INFORME 4ª: Reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente – MSNP/MTE No dia 10 de junho de 2026, foi realizada a 4ª Reunião da Mesa ...


Convênios

ver mais

Grupo Motor Home Automotivos Mangabeiras . Belo Horizonte - CEP 30315-382 Assistência 24h 0800 800 4600 / Matriz 31 2533 1700 / WhatsApp 31 3786 4600 / (31) 2515-4713 www.grupomotorhome.com.br
Mais detalhes

Hotel Financial Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3270-4000
Mais detalhes
Top