quinta-feira, 06/04/23

FANTASMA DA TERCEIRIZAÇÃO VOLTA A ASSOMBRAR O INSS

Telegram

Dando continuidade ao projeto de terceirização no INSS e consequente desmantelamento da Carreira do Seguro Social, a gestão do INSS normatiza proposta de terceirização do Governo Bolsonaro com a publicação da Portaria Conjunta DIROFL/CGLCO/INSS nº 2, de 30 de março de 2023 (disponível aqui).

Em 2021 a FENASPS alertou a categoria que o INSS estava colocando em curso uma política de precarização do atendimento e desmonte da Carreira do Seguro Social, quando da constituição de um GT para Contratação de Empresa a fim de retomar a terceirização do atendimento.

Em 2023, mesmo após a derrota de Bolsonaro, a Federação vem informando ao novo governo eleito que no INSS estava sendo mantida a mesma política fracassada da gestão anterior, que aprofundou o caos no INSS, gerando uma fila de mais de 7,1 milhões de processos.

Além do mirabolante projeto chamado PAPA-FILA, a publicação da Portaria Conjunta DIROFL/CGLCO/INSS nº 2, de 30 de março de 2023, demonstra que não há indicativo de mudanças estruturais no INSS para sanear os graves problemas no Instituto, mantendo o mesmo modus operandi do desgoverno Bolsonaro na atual gestão, dando continuidade do modelo anterior fracassado!

TERCEIRIZAÇÃO “DISSIMULADA”

A gestão do instituto, de forma ardilosa, incluiu sorrateiramente na portaria a terceirização nas unidades do INSS com o nome de “apoio administrativo” e contratação de empresa para prestação de serviço, junto com a autorização de licitação para compra de materiais e outros serviços.

O INSS insiste em modelos de gestão baseados em produtividade e terceirização que no passado já se demonstraram desastrosos, piorando a qualidade do serviço público prestado à população.

Cumpre destacar que até 2003 o atendimento nas Agências da Previdência Social (APS) era realizado por trabalhadores contratados através de terceirização, projeto do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) que realizou a contrarreforma administrativa.

Contudo, após a luta realizada com a Greve de 2001, os(as) trabalhadores(as) conseguiram derrotar a terceirização no INSS, reivindicando a realização de concursos públicos. Sem esta vitória da categoria, a situação de descalabro no quadro funcional do instituto seria ainda pior e muitos servidores que hoje trabalham no INSS sequer teriam a oportunidade de terem ingressado no serviço público.

Conforme aprovado reiteradamente nos fóruns deliberativos da Federação e nas Assembleias nos Estados, a FENASPS luta firmemente contra qualquer tentativa de terceirização no Serviço Público, ressaltando a pauta da necessidade emergencial de contratação de servidores para o INSS, por meio de concurso público e do Regime Jurídico Único (RJU) para suprir o grave déficit de servidores.

LUTAR INCANSAVELMENTE CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO

A FENASPS reiterou ofício ao Ministério de Gestão e Inovação (MGI) – veja aqui – solicitando a realização de audiência com a ministra da pasta, Esther Dweck, além do ministério da Previdência Social (MPS) e a gestão do INSS, para debater essa e outras questões referente às pautas dos (as) servidores(as) base da federação.

Assim, a FENASPS reafirma que lutar contra a terceirização é lutar em defesa dos serviços públicos e em Defesa da Carreira do Seguro Social. Não existe fortalecimento da Carreira ou a possiblidade de Carreira de Estado com a terceirização das atribuições dos servidores do INSS.

Pelo contrário, a terceirização cria inclusive o risco de desemprego até mesmo para os servidores públicos, rebaixamento dos salários e piora das condições de trabalho.

CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO E EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO!

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 10/02/26 MINISTRA DO STF VOTA CONTRA ISONOMIA DA GDASS PARA OS APOSENTADOS A Ministra Cármen Lúcia votou contrário a isonomia da GDASS para servidores/as do INSS ...
segunda-feira, 09/02/26 ATENÇÃO APOSENTADOS(AS) E PENSIONISTAS DA UNIÃO FEDERAL: PRAZO DA AÇÃO COLETIVA DA PARIDADE DA GDPST SE APROXIMA O Departamento Jurídico do SINTSPREV/MG, por meio de sua Assessoria Jurídica, informa que o prazo final para ...
quinta-feira, 05/02/26 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem ...


Convênios

ver mais

Normandy Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-050 (31) 3115-9500
Mais detalhes

Léia Gerken Buffet e Pâtisserie Buffet e Decoração de Festa Horto . Belo Horizonte (31) 3072-2040 / (31) 9 9947-8695
Mais detalhes

Ótica Firenze Ótica Santa Efigênia . Belo Horizonte - CEP 30150-240 (31) 3241-1183
Mais detalhes

Centro Universitário Unihorizontes Graduação / Pós-Graduação Santo Agostinho - CEP 30.180-121 . Belo Horizonte (31) 3349-2900 / 0800 283 700 www.novo.unihorizontes.br
Mais detalhes
Top