quinta-feira, 04/07/24

MAIS UMA VEZ, GOVERNO FAZ UMA PROPOSTA INACEITÁVEL, DESTA VEZ, EXTINGUINDO A GAE

Na terceira reunião da mesa especifica  e temporária do MGI, realizada dia 03/07/2024, para discussão da reestruturação da carreira dos(as) servidores(as) do INSS, os representantes do governo apresentaram proposta que extingue a GAE (LEI DELEGADA Nº 13, DE 27 DE AGOSTO DE 1992). A GAE, gratificação que existe há mais de 30 (trinta) anos, instituiu que todo o aumento no Vencimento Básico tem que ser multiplicado por 160%. Em substituição a GAE, o governo propõe a Gratificação de Atividade GAT. Para os(as) servidores(as) em início de carreira, os valores poderão ser menores em relação àqueles que estão hoje no mesmo patamar ,incluindo apenas valores no VB e na prática congelando a GAE. Nesta proposta, mais de 50 mil servidores(as) aposentados(as) e pensionistas podem ter as gratificações congeladas, mesmo que tenham se aposentado com paridade, isso porque o governo apenas indica reajuste no vencimento básico, se aposentado com paridade, isso porque o governo apenas indica reajuste no vencimento básico.

O governo não apresentou nenhuma proposta que cumpre o Acordo de Greve de 2022

            Porém, o governo, na ânsia de aplicar a Contrarreforma Administrativa infraconstitucional, conforme acordos assinados com outras categorias, apresenta o alongamento da carreira de 17 para 20 padrões usando o mesmo orçamento. Ou seja, os novos servidores serão confiscados em três anos de progressão. E não aumenta o valor de quem está no teto. 

Os(as) delegados presentes na Plenária da FENASPS (30/06/24), aprovaram deflagração de Greve a partir do dia 16 de julho, assim como ocorreu ontem (03/07/2024) em todo o País. Vamos construir a greve, pois somente na luta iremos conseguir que o governo atenda as nossas reivindicações.

A tarefa para todos e todas servidores(as) neste momento é intensificar a mobilização, participarem das assembleias de base e organizar seu local de trabalho. Igualmente importante é convocar toda a categoria, independente da modalidade de trabalho (presencial, remoto, híbrido ou teletrabalho), para participarem das assembleias e deflagrar a greve.

Enquanto entidade legítima e representativa dos(as) trabalhadores(as) da carreira do Seguro Social, toda a decisão em relação à proposta apresentada pelo Governo será tomada pela categoria nos seus fóruns deliberativos, conforme estabelece os estatutos da Federação.

Reafirmamos o caráter classista desta federação, tendo como centralidade a defesa dos direitos da classe trabalhadora e sua autonomia e independência perante os governos. Todas as conquistas vieram das lutas que travamos!

VAMOS À LUTA, DEFLAGRANDO A GREVE POR TEMPO INDETERMINADO!

OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

Brasília, 04 de julho de 2024

CLIQUE AQUI e confira a íntegra da proposta de restruturação das carreiras do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, apresentada em reunião da Mesa Específica e Temporária de negociação, realizada em 3 de julho de 2024.

CLIQUE AQUI para versão desse ralatório em PDF.

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 10/02/26 MINISTRA DO STF VOTA CONTRA ISONOMIA DA GDASS PARA OS APOSENTADOS A Ministra Cármen Lúcia votou contrário a isonomia da GDASS para servidores/as do INSS ...
segunda-feira, 09/02/26 ATENÇÃO APOSENTADOS(AS) E PENSIONISTAS DA UNIÃO FEDERAL: PRAZO DA AÇÃO COLETIVA DA PARIDADE DA GDPST SE APROXIMA O Departamento Jurídico do SINTSPREV/MG, por meio de sua Assessoria Jurídica, informa que o prazo final para ...
quinta-feira, 05/02/26 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem ...


Convênios

ver mais

Pousada Minas Gerais e Hotel Luxor Ouro Preto Hotéis . Outro Preto - MG (31) 3551-5506 / 0800.702.5506
Mais detalhes

Léia Gerken Buffet e Pâtisserie Buffet e Decoração de Festa Horto . Belo Horizonte (31) 3072-2040 / (31) 9 9947-8695
Mais detalhes

Núcleo Odontológico Lapecco Clínica Odontológica Floresta . Belo Horizonte (31) 3449-8503 odontolapecco.com.br Desconto Especial de 25% (vinte e cinco por cento) nos preços que compõem a Tabela Particular.
Mais detalhes
Top