terça-feira, 22/04/25

NOTA DE REPÚDIO À REPORTAGEM DIVULGADA PELA TV BAND NO DIA 17/04/2025

No dia 17 de abril de 2025, os servidores e servidoras do INSS foram surpreendidos com uma reportagem da BAND que culpabilizou os servidores pela fila do INSS. A reportagem, que não ouviu os próprios trabalhadores do órgão ou suas entidades representativas, emitindo opinião e julgando os trabalhadores do INSS que fizeram uma greve legítima de 114 (cento e quatorze) dias e, não de oito meses, como diz equivocadamente a reportagem, foi em defesa da valorização da carreira, melhores condições de trabalho e qualidade do atendimento da população, ou seja, em defesa da previdência social pública e de qualidade.

Greve é um instrumento de luta dos trabalhadores. Quando, no caso do serviço público, não há negociações, diálogos, espaços democráticos com a gestão de um órgão, os trabalhadores utilizam esse instrumento legítimo, a greve, para pressionar abertura de negociações. É inaceitável, o julgamento e culpabilização realizada pelos jornalistas da BAND, uma reportagem totalmente antidemocrática e superficial.

Os jornalistas, não buscaram as informações dos reais motivos da existência a fila do INSS, gerando uma desinformação para a população, com a evidente intenção de colocar à população contra os servidores.

É necessário esclarecer para esta emissora, que o INSS vive um caos institucional nos últimos anos. A FENASPS reiteradamente vem denunciando essa realidade, em várias notas e documentos que estão disponíveis no site da federação, em uma rápida pesquisa a referida emissora poderia constatar os reais motivos da fila. O caos institucional e a fila do INSS, não é culpa de seus servidores, mais devido à perda de mais de 24.000 servidores nos últimos anos, com um quadro funcional inferior a essa defasagem, atualmente o instituto conta com cerca de 19.000 servidores em seu quadro. É humanamente impossível, atender uma demanda crescente com menos da metade da força de trabalho.

Além disso, a gestão atual, de forma antidemocrática e autocrática vêm implementando uma lógica produtivista e o assédio moral institucional, gerando um alto índice de adoecimento dos servidores, principalmente transtornos mentais, inclusive servidores com indicativo de ideação suicida, informações que infelizmente não foram citadas pelos jornalistas.

A reportagem, manipula a informação, comparando o serviço público com os trabalhadores da iniciativa privada, criticando a estabilidade dos servidores e o bônus por trabalho excedente criado pelo governo. Em primeiro lugar, os trabalhadores do serviço público, executam políticas sociais e não trabalha na perspectiva de lucratividade do setor privado, justamente por isso, é necessário e fundamental a estabilidade dos servidores, evitando contratações por troca de favores em cada governo eleito. Independente de governos, os servidores executam seu trabalho, são trabalhadores do Estado, contratados mediante concurso público.

Em segundo lugar, o bônus por excedente de trabalho, criado nos últimos governos, também em uma rápida pesquisa, os jornalistas da referida emissora poderiam constatar, que esse instrumento de gestão, não tem resolvido a fila do INSS. Na realidade, tem gerado jornadas intensas e extensas de trabalho, aprofundando o índice de adoecimento dos servidores, além disso, tem impactado na qualidade dos serviços prestados à população.

As reivindicações dos servidores, inclusive na greve criticada pela reportagem, são valorização da carreira e melhores condições de trabalho. O bônus por trabalho excedente foi iniciativa do INSS que em 2016, criou um programa de remuneração do trabalho extraordinário, não uma reivindicação dos servidores do INSS, mas uma medida de gestão que não tem dado respostas as demandas da população e dos servidores. E as filas são resultado da falta de servidores para atender a demanda e crescente no INSS.

Além disso, um outro motivo da crescente fila é a incompetência da atual gestão do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, que tem atuado de forma autocrática, assediadora e antidemocrática com seus servidores, culpabilizando uma greve legítima como responsável pelas filas. Vale destacar, que historicamente, todas as greves do INSS foram compensadas pelos servidores, neste momento, nem mesmo a compensação da greve de 2024 há abertura de dialogo para construção de uma forma de compensação viável.

É necessário que o jornalismo brasileiro repasse informações corretas para a população e não gere desinformação. A realidade das agências sucateadas, equipamentos obsoletos, sistemas corporativos instáveis cotidianamente, insuficiência de servidores, falta de atendimento à população nas agências do INSS, assédio moral institucional aos servidores, alto índice de adoecimento dos servidores, são os reais motivos da chamada fila do INSS. Cada item citado, certamente resultaria em uma reportagem verídica e de qualidade, que demonstraria a realidade de caos institucional no INSS à população. 

A realidade do INSS é tão grave, que recentemente deputados e conjunto de entidades do FONASEFE, fórum composto por mais de vinte entidades sindicais nacionais, divulgou um vídeo de denúncia sobre o caos institucional do INSS e os reais motivos da fila crescente do instituto. Disponível em:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (@fonasefe.oficial)

Diante do exposto, a FENASPS repudia divulgação de desinformação para à população nos veículos de comunicação e reportagens antidemocráticas que manipulam informação sem ouvir os trabalhadores do INSS, alvo dos ataques da referida reportagem. A FENASPS vem requerer o direito de resposta a TV BAND em relação à reportagem inverídica veiculada no jornal desta emissora no dia 17 de abril de 2025.

Últimas notícias

ver mais
quinta-feira, 10/04/25 FENASPS participa de reunião da Mesa de Setorial de Negociação do Ministério da Saúde. veja como foi A FENASPS participou nesta quarta-feira, 9 de abril, durante todo dia, de mais uma ...
quinta-feira, 10/04/25 EM DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS, GLAUBER FICA! A FENASPS mais uma vez, manifesta seu total apoio ao Mandato do Deputado Federal ...
quarta-feira, 09/04/25 Após reunião do GT, FENASPS protocola ofício sobre Gacen/Gecen pessoalmente com ministro Padilha Nesta terça-feira, 8 de abril, a FENASPS protocolou um ofício conjunto sobre a Gratificação ...


Convênios

ver mais

Normandy Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-050 (31) 3115-9500
Mais detalhes

Braúna Viagens e Turismo Agência de Viagens e Turismo Barro Preto . Belo Horizonte (31) 3115-2800 10%
Mais detalhes

Núcleo Odontológico Lapecco Clínica Odontológica Floresta . Belo Horizonte (31) 3449-8503 odontolapecco.com.br Desconto Especial de 25% (vinte e cinco por cento) nos preços que compõem a Tabela Particular.
Mais detalhes
Top