sexta-feira, 23/05/25

Em ofício, FENASPS cobra resolução dos encaminhamentos da audiência de 16 de maio e solicita concurso específico para o INSS

FENASPS encaminhou ofício ao INSS solicitando resolução dos encaminhamentos elencados ao final da última audiência com o presidente da autarquia, realizada em 16/05 (foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

A FENASPS protocolou um ofício nessa quinta-feira, 22 de maio, ao presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, solicitando a devida concretização para os encaminhamentos emergenciais elencados ao final da audiência realizada no último dia 16 de maio.

No ofício a FENASPS destacou o importante compromisso assumido pelo presidente do INSS quanto à exclusão, por meio de nova portaria, dos instrumentos punitivos previstos na Portaria nº 1.800 — como o envio de servidores à corregedoria e a instauração de processos disciplinares — aplicados a quem não assinou os termos de adesão compulsória ao PGD ou não atingiu metas de produtividade.

A FENASPS reforçou ainda a necessidade de arquivamento imediato de todos os processos atualmente em curso relacionados a essas situações, medida fundamental para conter o ambiente de assédio institucionalizado e a pressão indevida sobre os servidores do INSS.

Concurso específico para o INSS

Ainda no ofício a FENASPS declarou acompanhar com preocupação as notícias divulgadas na imprensa sobre a adesão do INSS ao Concurso Nacional Unificado (CNU), com previsão de 3.652 vagas. A federação argumentou no ofício que a realização de concurso público é uma reivindicação histórica da categoria, aprovada em todos os fóruns deliberativos da Federação. Porém, a proposta de ingresso via CNU contraria princípios essenciais da Carreira do Seguro Social.

Atualmente, o INSS conta com cerca de 19 mil servidores ativos e apresenta aproximadamente 23 mil cargos vagos — uma defasagem grave que impacta diretamente o atendimento à população e compromete os mecanismos de controle e segurança interna, como evidenciado pela recente Operação Sem Desconto, e outras operações, deflagrada pela Polícia Federal pelo Pais.

A FENASPS lembrou que, conforme previsto no acordo de greve de 2024, foi alterado o art. 5º-B da Lei nº 10.855/2004, com redação dada pela Lei nº 13.846/2019, estabelecendo que “são atribuições específicas da Carreira do Seguro Social, aquelas de exercício da competência finalística do INSS e em caráter exclusivo“.

Portanto, a contratação de novos servidores via CNU fere diretamente o caráter técnico, específico e exclusivo das atribuições da Carreira do Seguro Social, não apenas na análise e concessão de benefícios, mas também no atendimento ao público e no manuseio de dados sensíveis de milhões de cidadãos.

Valorização dos servidores do INSS

A FENASPS ainda ressaltou no ofício que, conforme foi argumentado na audiência realizada em 16 de maio, a recuperação do INSS — tanto na qualidade do serviço prestado à população quanto na segurança institucional — depende diretamente da valorização dos servidores do Seguro Social e da recomposição urgente de seu quadro.

Com isso, a FENASPS reiterou no ofício a solicitação para que o concurso anunciado para o INSS seja direcionado à Carreira do Seguro Social, e não realizado por meio do Concurso Nacional Unificado, de forma a suprir os cargos atualmente vagos na autarquia.

A FENASPS finalizou o ofício solicitando a confirmação da próxima audiência com o presidente do INSS – agendada a princípio no próximo dia 2 de junho – e um calendário de retorno das demandas apresentadas.

Confira abaixo a íntegra do ofício:

SEGUIREMOS MOBILIZADOS!

Últimas notícias

ver mais
sexta-feira, 28/11/25 FENASPS E SINDICATOS FILIADOS ACIONAM A JUSTIÇA PARA GARANTIR PERMANÊNCIA DE PAIS E MÃES NO PLANO DA GEAP A FENASPS, em conjunto com sindicatos federados, ingressou com Ação Civil Pública para impedir ...
quinta-feira, 27/11/25 MILITANTES DA FENASPS PARTICIPAM DE ATO NO MGI EM DEFESA DOS DIREITOS DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS Após ato contra a reforma administrativa no congresso, os representantes da FENASPS em unidade ...
terça-feira, 25/11/25 25 DE NOVEMBRO – MARCHA NACIONAL DAS MULHERES NEGRAS O racismo se estrutura nas diferenças de oportunidade, de renda e de acesso a ...


Convênios

ver mais

Samba Hotéis BH Hotéis Cidade Jardim – CEP: 30150-060 . Belo Horizonte (31) 3888-6161 ou 0800-207-2622 www.sambahoteis.com
Mais detalhes

Léia Gerken Buffet e Pâtisserie Buffet e Decoração de Festa Horto . Belo Horizonte (31) 3072-2040 / (31) 9 9947-8695
Mais detalhes

Aquárius Viagens e Turismo Agência de Viagens e Turismo Cidade Nova . Belo Horizonte (31) 3484-6540 - Whatsapp - (31) 98649-4164
Mais detalhes
Top