quarta-feira, 06/08/25

Na retomada das atividades do Congresso Nacional, FENASPS e entidades fazem ato no aeroporto de Brasília contra a “reforma administrativa”

Na semana que marca o retorno dos deputados federais e senadores do recesso parlamentar no Congresso Nacional, a FENASPS e diversas entidades que representam os Servidores Públicos Federais (SPFs) realizaram um ato no aeroporto de Brasília (fotos abaixo), nesta terça-feira, 5 de agosto.

A “recepção” já é uma manifestação tradicional no aeroporto da capital, e assim como ocorreu em anos anteriores, os representantes das entidades sindicais cobram um posicionamento contrário à nova proposta de “reforma” administrativa – que não é reforma, mas uma demolição do Serviço Público – dos parlamentares que chegam a Brasília.

Após a derrota da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, com muita luta das entidades sindicais e a oposição no Congresso em 2021, a reforma administrativa voltou à tona após a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para debatê-la na Câmara dos Deputados, grupo que mostrou-se uma farsa arquitetada pelos setores conservadores no Congresso.

O relator do GT, deputado federal Pedro Paulo (PSD/RJ), deve apresentar nas próximas semanas o relatório final construído sem qualquer diálogo com as entidades representativas dos servidores públicos. A FENASPS acompanhou de perto a movimentação do Congresso antes do recesso parlamentar, em julho.

Se votar, não volta

Além de representar um ataque brutal ao Serviço Público, o texto da atual “reforma” trabalhista pretende legalizar a contratação temporária de forma irrestrita e terceirizar de forma ampla a terceirização e a flexibilização de vínculos empregatícios, medidas que vão enfraquecer o Estado brasileiro e precarizar os serviços oferecidos à população brasileira.

A FENASPS segue atenta nas movimentações do Congresso Nacional e intensificará a mobilização nas ruas, junto das entidades do Fonasefe, e no Congresso na luta contra a reforma administrativa e todas as retiradas de direitos dos trabalhadores.

Novamente, a Federação reafirma seu compromisso de luta e resistência e reforça a orientação para que os trabalhadores do funcionalismo federal cobrem dos deputados e senadores nas suas bases eleitorais uma posição contrária a esta proposta de reforma administrativa. 2026 é ano de eleições e quem votar a favor da reforma, NÃO VOLTA ao Congresso ano que vem!

SEM LUTA, NÃO VITÓRIA!

Últimas notícias

ver mais
quarta-feira, 27/05/26 FENASPS REALIZA AUDIÊNCIA COM A NOVA PRESIDENTA DO INSS Após solicitação da Fenasps (veja aqui https://fenasps.org.br/2026/04/13/fenasps-solicita-reuniao-com-a-nova-presidenta-do-inss-e-resolucao-das-divergencias-no-irpf/), a nova Presidenta do INSS Ana Cristina ...
terça-feira, 26/05/26 FENASPS PARTICIPA DA 3ª REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DA CARREIRA DO SEGURO SOCIAL No dia 25/05/2026 a Fenasps participou da 3ª do Comitê Gestor da Carreira do ...
terça-feira, 26/05/26 FENASPS COBRA SOLUÇÃO URGENTE PARA PROBLEMAS NAS DECLARAÇÕES DE IMPOSTO DE RENDA DOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E TRABALHO A Fenasps encaminhou, nesta segunda-feira, 25 de maio de 2026, ofício ao Coordenador-Geral de ...


Convênios

ver mais

Léia Gerken Buffet e Pâtisserie Buffet e Decoração de Festa Horto . Belo Horizonte (31) 3072-2040 / (31) 9 9947-8695
Mais detalhes

Eliane de Souza Ferreira Psicologia Floramar . Belo Horizonte/MG (31) 98768-7845 / (31) 99146-1068
Mais detalhes
Top