domingo, 09/05/10

Relatório do GT´s de Carreira e Qualidade Estruturante do Trabalho e Resultados

gttrab.jpg     A instalação dos GTs foi conjunta com uma apresentação dos participantes e posteriormente uma fala do Diretor de RH – José Nunes, que os grupos não se tratavam de mesa de negociação e sim um espaço de construção coletiva e que com certeza existiriam demandas de curto médio e longo prazo, que algumas não iriam depender do INSS nem do Ministério da Previdências. Encerrada esta primeira etapa os grupos foram para suas respectivas salas para darem inicio aos trabalhos.

     Ao GT de Carreira do Seguro Social cabe: propor adequações nas atribuições e competências para as carreiras de Analista e Técnicos, pontuando as coincidências, convergências, especificidades e mapeamento de competências, devendo observar o Mapa Estratégico e a perspectiva de futuro da Instituição. Igualmente propor aprimoramento nos Atos e Normas concernentes à avaliação de desempenho, bem como critérios para o desenvolvimento na Carreira. Ao GT de Qualidade Estruturante do Trabalho e Resultados cabe: propor ações para disseminação de política de qualidade de vida, saúde e auto-estima do servidor, inclusive permeando ações de qualificação e capacitação profissional, acompanhamento de evolução na avaliação de desempenho individual e atendimento às normas de condições e segurança do trabalho.

     Durante os debates ficou explicito que os GTs são na verdade consultivos, servirão para aglutinação de propostas que serão encaminhadas para a Direção do INSS.Observamos também que duas questões são mais sensíveis e prementes para a Instituição, a primeira é questão das atribuições para Técnicos e Analistas a segunda a questão dos exames periódicos no tocante a primeira chegaram a apresentar minuta de decreto que está no final deste relatório.

     A impressão que temos sobre esta minuta é de que ela troca seis por meia dúzia estaremos enviando a mesma para a Assessoria Jurídica para que a mesma se posicione para saber como nos posicionaremos.

     O GT também teve uma participação do Sr. Antonio que participa do Comitê Gestor Nacional de Avaliação de Desempenho que fez relato de como estava o processo e de alterações na IN que estariam sendo propostas para o próximo ciclo como por exemplo qualquer nota abaixo de quatro teria que ser justificada. Observou também que independente da nota o servidor pode recorrer, ex servidor recebeu 18, esta nota do ponto de vista do valor a ser recebido pelo servidor iguala-se a nota 20, mas se o servidor entender que deveria ter nota 20 pode recorrer. Que aqueles que optaram pela carreira no último prazo existe uma consulta e entendimento que eles estarão dentro da avaliação deste ciclo.

     Fomos informados pelo representante da DIRAT que em breve existirá a possibilidade de todos os servidores acompanharem os procedimentos relativos ao fluxo dos atendimentos, através do seguinte endereço www-sala.

Relatório do Grupo de Trabalho – Qualidade Estruturante para o Trabalho e Resultados


Coordenação: Representante da DRH/INSS – Maria Alice de Souza Nogueira
Representantes do INSS das seguintes Coordenadorias: DRH, DIRAT, AUDGER, CGTI.
Representantes das Entidades: FENASPS, CNTSS e ANASPS.
Vários temas foram colocados para esta discussão:

EXAME PERIODICO – O foco principal será a Saúde Integral dos trabalhadores e a atenção principal foi para este tema e no decorrer da discussão ficou evidenciada a necessidade do governo em fazer cronograma urgente para começar em junho/2010 Para dar conta da realização em 04 etapas, sendo que em cada uma o planejamento é de realização de 10 mil exames a nível de Brasil. Para tanto já foi efetuado licitação a GEAP ganhou e já foi celebrado contrato e o mesmo encontra-se em análise na Procuradoria. E para o cumprimento dos prazos e realização com bom aproveitamento serão necessárias as seguintes ações:

  • Plano de Comunicação – conscientização, divulgação e sensibilização para os servidores;
  • Plano de Acompanhamento da metas – fase de verificação se as netas estão sendo atingidas;

  • Plano de acompanhamento dos resultados dos exames – Para tanto foi apresentado à necessidade de construção de equipe Multidisciplinar para traçar perfil epidemiológico da força de trabalho.


PREPARAÇÃO DE APOSENTADORIA – Apontou-se a necessidade de ter um cuidado especial para este tema neste sentido ficou de realizar Seminários e Work Shop, outros eventos.

CRIAÇÃO DAS COMISSÂO DE SAÚDE DO TRABALHADOR – Ficou de na próxima reunião ser apresentado materiais e experiências.

ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIENCIAS – Ficou onstatado a necessidade da instituição criar mecanismos de inclusão para as pessoas com portadoras de necessidades especiais, neste sentido será feito levantamento nacional das APS Foi apontada ainda a necessidade de:

  • Intensificar os cursos de capacitação em gestão para gerentes e estender para as demais estruturas hierárquicas;
  • Fazer capacitação para humanizar as relações cotidianas de trabalho interna para ter reflexo na compreensão dos conflitos externos;
  • Pautar nas reuniões mensais ou em conversas individuais problemas com relação às avaliações individuais para evitar utilização das mesmas de forma punitiva;
  • Viabilizar a implantação da NR-17;
  • Fazer alterações na IN 38, principalmente no artigo que diz: No ciclo de avaliação, quem tiver mais de 60 dias fica fora da avaliação individual;
  • Correção de acesso ao sistema a exemplo do que aconteceu no período de avaliação das unidades e chefias


Membros dos GTs

Lídia de Jesus
Márcio Paiva
Jorge Ricardo
Vinícius Vasconcelos
 
 

Últimas notícias

ver mais
segunda-feira, 18/11/24 FENASPS cobra INSS para fazer reposição de descontos de 1/12 avos descontados sobre 13º salário dos grevistas O plantão DEN/FENASPS foi informado por Servidores do INSS da Superintendência Sul, que ao ...
quinta-feira, 14/11/24 O STF em conluio com os demais poderes legitima a reforma administrativa Imagem disponível na internet No dia 06/11/2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou ADI ...
quinta-feira, 14/11/24 ATIVIDADES DO PLANTÃO COMANDO DA FENASPS SEMANA DE 11 A 14 NOVEMBRO 1) – AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO QUE FEZ BALANÇO SOBRE ...


Convênios

ver mais

Ótica Firenze Ótica Santa Efigênia . Belo Horizonte - CEP 30150-240 (31) 3241-1183
Mais detalhes

Pousada Minas Gerais e Hotel Luxor Ouro Preto Hotéis . Outro Preto - MG (31) 3551-5506 / 0800.702.5506
Mais detalhes

Hotel Financial Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3270-4000
Mais detalhes
Top