Greve dos médicos peritos: STJ determinou a garantia de 50% dos servidores em cada unidade
Em uma decisão que surpreendeu o governo, o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concluiu na sexta-feira que a greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é legal.
Os grevistas terão de garantir que 50% dos servidores trabalhem em cada unidade, sob pena de multa diária de R$ 50 mil à Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP). O presidente da entidade, Luiz Carlos Argolo, disse que não haverá problemas em seguir o que manda a Justiça: `Já estamos fazendo isso. Não teremos problemas em cumprir a determinação`, afirmou. O protesto dos peritos teve início na última terça-feira.
Os servidores decidiram parar por tempo indeterminado em represália a um veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a trechos da lei que mexe com a jornada e a remuneração da categoria publicados no Diário Oficial da União no início da semana. Ao contrário do que queriam os servidores, o governo barrou a aprovação de uma nova tabela salarial — válida a partir de 2011 — para os profissionais que optaram por trabalhar 30 e não 40 horas semanais.
Fonte: Correio Braziliense
Brasília-DF, 27 de junho de 2010.