DEVISA faz audiência com Planejamento
Giulio Tartaro (de branco, no primeiro plano), do Devisa/Fenasps, cobra uma posição do secretário do Planejamento (no canto superior direito, de paletó)
Nesta quinta-feira, 28, o Departamento de Vigilância Sanitária da Fenasps (Devisa/Fenasps), que representa os servidores da Anvisa, realizou uma audiência com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MP). Também participaram da reunião o Sinagências, a Condsef e a CNTSS/CUT.
O principal ponto de pauta da audiência desta quinta, 28, foi a construção de uma Carreira única para os servidores da Anvisa, que atualmente se encontram divididos em duas carreiras distintas: os efetivos e os que compõem o Plano Especial de Cargos (PEC).
Entretanto, o secretário da SRT, Sérgio Mendonça, disse que o governo não tem nenhuma proposta a oferecer aos servidores da Anvisa, bem como a outros trabalhadores das agências reguladoras.
O governo alegou que existe um entrave jurídico que impede que sejam unificadas as carreiras. O baixo crescimento do PIB deste ano também foi um dos argumentos que o Planejamento usou para justificar a falta de uma proposta remuneratória.
Subsídio
Em relação ao subsídio como forma de remuneração aos servidores da Anvisa, a secretária-adjunta da SRT, Marcela Tapajós, disse que o governo só o concederá se for para todos os servidores da agência reguladora, e não somente para uma parte da categoria.
Ao final da audiência as entidades cobraram do governo uma nova data para que sejam tomadas medidas objetivas para viabilizar uma solução para a questão da Carreira da Anvisa. A nova reunião será no dia 9 de julho, segunda-feira, às 15h, no Ministério do Planejamento, em Brasília.
Confira aqui documento que conclama os servidores à greve na Anvisa!
Leia aqui convocatória para assembleia da Anvisa no dia 3 no Rio Grande do Sul