10 mil manifestantes ocupam Brasília na Marcha dos Servidores em greve
Fenasps e sindicatos filiados tiveram presença maciça
Nessa quarta-feira, 18, mais de 10 mil pessoas – entre trabalhadores, estudantes e militantes de diversos movimentos sociais – participaram da grande Marcha dos Servidores em greve, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Além da grande representatividade do ato, que surpreendeu em número e tamanho – a expectativa era de apenas 5 mil servidores – a marcha marcou ainda o primeiro mês da greve da Seguridade Social, deflagrada em 18 de junho.
Em vez de diálogo, policiamento ostensivo
O Governo mais uma vez não recebeu os servidores nem no Palácio do Planalto nem no bloco K do Ministério do Planejamento. Durante todo o ato, os servidores fizeram apenas manifestações pacíficas, com um abraço simbólico ao redor do edifício do ministério.
A resposta do governo, entretanto, foi enviar centenas de policiais militares para lidar com os trabalhadores e estudantes. A Polícia Militar tratou os manifestantes com truculência, dispensando-os da porta do edifício do ministério com gás lacrimejante, spray de pimenta e armas de eletrochoque (taser gun).
Mesmo com toda a agressividade policial, os servidores não arredaram pé do local, permanecendo na frente do Planejamento durante boa parte da tarde. Depois, os trabalhadores seguiram para o Acampamento Unificado, onde receberam orientações sobre as próximas atividades.
Plenárias nos dias 19 e 20 de julho
O principal encaminhamento da tarde desta quarta, 18, foi pela participação na Plenária da Fenasps, que acontece nesta quinta-feira, 19 de julho, no teatro Dulcina, próximo à sede da federação. Haverá plenária também nesta sexta-feira, no Acampamento Unificado, no dia 20 de julho, desta vez organizada pelas entidades representativas das outras categorias em greve do funcionalismo federal.
Veja abaixo mais fotos da Marcha do dia 18