sexta-feira, 10/08/12

Dilma convoca a grande imprensa e Lula para enfrentar a greve

 

passeatabh09082012

Durante meses, os principais jornais do país e a Rede Globo praticamente ignoraram a greve dos servidores federais. Publicavam, no máximo, pequenas notas. Exceção a ser registrada para o Correio Braziliense, que vive e retrata com mais veracidade a pressão realizada por milhares de trabalhadores contra o Planalto.


Nos últimos dias, contudo, a grande imprensa colocou a greve na primeira página. O assunto ganhou destaque também no Jornal Nacional e outros noticiários da Globo. Ontem e hoje (dias 9 e 10), TODOS os principais jornais do país deram a greve como manchete.


O movimento merece mesmo essa visibilidade. A questão é que a maioria das notícias joga a culpa nas paralisações pelo caos nos aeroportos, iminente prejuízo às indústrias que dependem de importações, fiscalizações em rodovias e atraso na emissão de passaportes. Para O Globo, em Editorial reproduzido na primeira página: “Corporações sindicais usam a população como refém, para pressionar o governo”.


A realidade, entretanto, é exatamente o inverso. A mobilização dos servidores, e a greve como consequência, visa exatamente denunciar as péssimas condições dos serviços públicos no país. Muito antes das greves, os postos de saúde e hospitais já estavam superlotados, sem equipamentos e pessoal adequados. As estradas matando pelas péssimas condições de manutenção. Portos e aeroportos sem os investimentos necessários. Não somos e nunca seremos “o problema”.


Problema é destinar praticamente 50% de toda a arrecadação de impostos para pagamento de ‘serviços e juros’, de uma dívida fraudulenta e sem fim. Problema é negar reajustes, sob o subdesenvolvido argumento de que servidor público ganha, em média, acima do setor privado. Como se todos fossemos condenados a receber salários sabidamente aviltados, num país que tem uma das piores distribuições de renda do mundo e lucros privados muito acima do razoável. Bancos aqui têm mais lucros do que em qualquer outro lugar do planeta.


O governo é, de longe, o maior anunciante das empresas de comunicação. Antes de fazer comunicação, todas são empresas e a maioria prioriza o lucro. Daí o noticiário sob encomenda aos interesses de quem paga a conta.


Quanto a Lula, Dilma apela ao ex-presidente para tentar calar a CUT e outras centrais sindicais que recebem gordas subvenções, criadas no mandato dele. O jornal Valor trata hoje desse pedido de socorro. Os trabalhadores estão atentos e não aceitarão peleguismo.


A “presidenta” avisa que vai apresentar proposta de reajuste na semana que vem. Enfim, depois de tanta enrolação e omissão! Que venha uma proposta decente, como é possível, necessário e positivo para todo o país. Não só de reajuste salarial, mas de melhoria em geral para os serviços públicos, tal como reivindicamos.


 

Sintsprev/MG

Diretoria Colegiada                                                                                                              BH –10/08/2012

 

Últimas notícias

ver mais
quarta-feira, 04/09/24 Na Câmara, FENASPS denuncia falta de negociação da greve no INSS por parte do Governo os. A Federação aproveitou a oportunidade para denunciar aos parlamentares e entidades sindicais que ...
terça-feira, 03/09/24 CNG-FENASPS reafirma que é fundamental manter e ampliar a greve! O Comando Nacional de Greve (CNG) da FENASPS reafirma que a greve continua. Não é ...
sexta-feira, 30/08/24 Via ofício ao INSS, MGI e MPS, FENASPS reforça solicitação de proposta formal para análise da categoria A FENASPS apresentou um ofício, nesta sexta-feira, 30 de agosto, a representantes do INSS ...


Convênios

ver mais
Top