Incêndio destrói completamente agência da Previdência em Ribeirão das Neves MG
A agência da Previdência Social no município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi completamente destruída por um incêndio, na noite de quarta para quinta-feira (25).
Apesar da faixada ser relativamente nova, a agência funcionava em um galpão com péssimas condições de trabalho e de organização interna.
Nos últimos anos, a direção do Sintsprev/MG, juntamente com a assessoria médica do trabalho, realizou várias visitas ao local, constatando e denunciando as precárias condições.
Inclusive foi elaborado um dossiê, entregue e discutido com a gerente Regional do INSS, no qual era apresentada a avaliação do Sindicato e solicitadas providências para solucionar os muitos problemas lá encontrados. O incêndio evidenciou a precariedade das instalações.
Conforme informações colhidas pelos segurados que passavam pelo local, o fogo começou, entre 20 e 21 horas da quarta-feira, Não havia nenhum funcionário no local. A APS funciona sem serviço noturno de vigilância. Os Bombeiros foram chamados e fizeram o que foi possível, mas não sobrou nada.
Vidros quebrados, divisórias, prateleiras, arquivos, computadores e fiações queimadas. O forro de gesso ou material semelhante também destruído e a estrutura metálica do telhado totalmente comprometida, com risco de desabamento.
Pela manhã, diversos novos focos de incêndio apareceram e os Bombeiros novamente foram ao local. A nova equipe, chefiada pelo sargento Kleber Pesso, trabalhou até às 16 horas. Ele informou que a destruição foi tamanha que era impossível indicar o provável local do início do fogo. “Sobrou pouca coisa”, disse o sargento.
Diante da gravidade da situação e do risco que passaram os bombeiros e moradores das redondezas, Pesso afirmou: “alguém deveria ser responsabilizado”. A indignação, compartilhada pelo Sintsprev/MG, evidencia que mesmo que haja seguros e que estes cubram certos prejuízos materiais, especialmente para o proprietário do imóvel, os danos para os segurados, trabalhadores e toda a instituição vão muito além.
A direção do Sintsprev/MG foi ao local, verificou a destruição e acompanhou até o final os trabalhos dos Bombeiros. Diretoras do Sindicato relataram que o local é um galpão, com forro branco e telhas metalizadas. Dentro da agência, havia uma parte superior, espécie de mezanino, que era muito baixa, desconfortável e quente. Nesse local ficavam apertadas as inúmeras prateleiras que serviam de arquivo, além de cadeiras e móveis inutilizados.
“Era muito papel velho, sujeira e um calor infernal. Para agravar a situação, quando chovia, inundava tudo”, afirmaram as Diretoras. Elas destacaram ainda que felizmente não houve vítimas, mas que é preciso maior rigor dos gestores da Previdência Social no cuidado com as condições de trabalho dos seus servidores.
Confira abaixo a imagens da Agência destruída pelo fogo.