sexta-feira, 28/06/13

Clipping Sexta-feira 28/06/2013 Seguridade e Servidores

 

clipping02Senado aprova urgência para projetos do passe livre estudantil e da ficha limpa

 

Fonte: Agência Brasil / Jornal de Brasília

 

O plenário do Senado aprovou ontem os pedidos de urgência para o projeto de lei que trata do passe livre estudantil e para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Ficha Limpa no Serviço Público. Com isso, as matérias terão prioridade na pauta de votação e devem ser votadas já na próxima semana, junto com o projeto que prevê 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde.

 

O projeto do passe livre estudantil foi apresentado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), esta semana. Ele concede gratuidade nas passagens de transportes públicos urbanos para todos os estudantes matriculados regularmente em escolas e universidades. Para ter direito ao benefício, eles precisarão comprovar a frequência nas aulas.

 

Já a PEC da Ficha Limpa no Serviço Público também é uma das demandas apresentadas nas manifestações das últimas duas semanas em todo o país. Ela estende a todos os

servidores públicos as mesmas regras da Lei da Ficha Limpa que valem atualmente para candidatos a cargos eletivos.

 

= = = = = = = = = = = = = = = =

 

Ponto do Servidor

 

Fonte: Coluna Maria Eugênia – Jornal de Brasília

 

Servidores federais vão às ruas– O Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais prepara um Dia Nacional de Lutas para 11 de julho. A manifestação já tem o apoio de sete centrais sindicais. A deliberação foi tomada em encontro com a presença de 19 entidades representativas do serviço público e mais duas centrais sindicais.

 

Bandeiras– O movimento sindical e as entidades dos servidores públicos acreditam que o cenário requer que a classe trabalhadora também vá às ruas para levantar suas bandeiras, dentre as quais podem ser destacadas as lutas contra a alta da inflação; a terceirização dos serviços públicos; as privatizações e também o grande gasto com pagamento de juros da dívida pública – cerca de R$ 230 bilhões, que consome dez vezes mais que o valor dos gastos com os estádios para Copa do Mundo.

 

Campanha salarial unificada– Dirigentes sindicais vão propor que a correção do Imposto de Renda também esteja na pauta de reivindicações. Na mesma reunião, os sindicalistas ainda discutiram a retomada da Campanha Salarial unificada e a campanha pela anulação da Reforma da Previdência.

 

= = = = = = = = = = = = = = = =

 

Planalto defende plebiscito conciso sobre reforma

 

Fonte: Folha de S. Paulo

 

A presidente Dilma Rousseff definiu, após uma série de reuniões com partidos aliados, que vai sugerir a realização de um plebiscito com poucas questões para nortear a reforma política. A proposta deverã ser enviada em mensagem ao Congresso na próxima terça-feira.

 

Dilma vai propor que a consulta popular tenha no máximo cinco perguntas. A presidente pretende incluir questões sobre a origem dos recursos para o financiamento de campanhas eleitorais e o sistema de votação. Os temas fazem parte das mudanças defendidas pelo Pf em uma eventual reforma política.

 

Congressistas aliados, porém, querem acrescentar outras sugestões, inclusive de pontos polêmicos, como o fim da reeleição. Já a oposição disse que a proposta de plebiscito é uma “manobra diversionista” de Dilma para tirar o foco da onda de protestos pelo país.

 

O ex-presidente Lula chamou de “barbeiragem” a estratégia do governo ao reagir às manifestações. A aliados, reclama do modo como foi articulada a ideia de convocar uma constituinte para a reforma política.

 

= = = = = = = = = = = = = = = =

 

A partir de agosto

Governo do RS anuncia passe livre para estudantes no transporte intermunicipal

 

Fontes: Zero Hora e Folha de S. Paulo

 

O governador Tarso Genro anunciou, na quinta-feira, que irá instituir o passe livre estudantil no transporte intermunicipal a partir de 1º de agosto. Os alunos atendidos pela medida serão aqueles que residem em uma cidade e estudam em outra, no Ensino Médio ou na universidade. Serão beneficiados estudantes que circulam entre os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte, eixo Pelotas-Rio Grande e no eixo Caxias do Sul-Bento Gonçalves.

 

O Rio Grande do Sul é o segundo Estado a anunciar a isenção da tarifa nesta semana, após o recrudescimento das manifestações de rua. O governo de Goiás decidiu dar passe livre a estudantes da região metropolitana de Goiânia que estejam cadastrados em programas sociais.

 

SUL – Em porto Alegre, estudos preliminares apontam que o impacto será de R$ 10 milhões por ano e a estimativa é que sejam concedidos 200 mil passes por mês. A proposta será regulamentada através de projeto de lei, que será remetido em regime de urgência para Assembleia Legislativa. O passe livre não vale para o trensurb. Atualmente, os estudantes têm desconto de 10% na tarifa.

 

No encontro sobre reforma política, no Palácio Piratini, Tarso Genro defendeu uma “radicalização na democracia”. Para isso, reiterou que a revisão das regras deve ser feita através de uma câmara constituinte, com a participação virtual da sociedade.

 

— A participação virtual está hoje conduzindo o processo político brasileiro. É uma nova fonte de poder que se revela, e que, se não for levada em consideração, nenhuma democracia ou projeto político terá estabilidade — justificou.

 

Tarso também sugeriu que as concessões dos meios de comunicação sejam reavaliadas.

 

Relator do projeto de reforma política que tramita há 15 anos no Congresso, o deputado federal Henriques Fontana (PT-RS), em vídeo, disse que o sistema político já deu todos os sinais possíveis de exaustão. O parlamentar avaliou que o atual modelo deve ser revisto porque leva a governos conservadores, que retardam mudanças.

 

— Não se vota (a proposta) porque o sistema interessa a muitos.

 

Para o cientista político Luis Gustavo Grohmann, professor da UFRGS, a reforma política que está em pauta, embora seja importante, não atende às demandas das ruas.

 

= = = = = = = = = = = = ==

 

Correio Braziliense

Editorial

As ruas vencem a PEC 37, não a impunidade

 

Se havia alguma dúvida de que a movimentação popular produziria resultados imediatos, a derrubada pela Câmara dos Deputados da proposta de emenda constitucional (PEC) que retirava do Ministério Público (MP) o poder de realizar investigações criminais é a mais inconteste prova de que a pressão vinda das ruas moveu os políticos.

 

Se antes era dada como certa a aprovação da emenda, a sua rejeição explicitada em faixas e cartazes sustentados por milhares de manifestantes em todas as grandes cidades do país produziu o milagre de uma inesperada inversão. A PEC seria retirada de pauta na terça-feira, mas a Casa resolveu colocá-la em votação com o propósito de atender sem demora o apelo das ruas. Resultado: 430 contra, nove a favor e duas abstenções.

 

[…]

 

Na prática, a aprovação da emenda faria mais do que reduzir a ação dos ministérios públicos federal e estaduais. A sociedade veria reduzida a sua capacidade de desvelar ações criminosas e apontar seus autores em vários campos, como o de corrupção ativa e passiva, desvio de dinheiro público e privado, tratamento prejudicial ao consumidor, ao patrimônio histórico e ao meio ambiente.

 

É que, sob as consequências da PEC, estariam afetados mecanismos e estruturas que também investigam crimes, como o Banco Central, a Receita Federal (inclui o INSS), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ibama e os que colhem depoimentos e apuram irregularidades definidas no Código de Defesa do Consumidor.

 

Exagera quem pensa que, com derrubada da PEC 37, a impunidade caminha para o fim no Brasil. De fato, ainda há muito a fazer. Mas, com ela, certamente, a tarefa seria mais difícil.

 

= = = = = == = = = = = = =

 

Jornal do Commércio / PE

Com a palavra, o leitor

 

Aposentados devem ir às ruas

“Acho fundamental os aposentados estarem nos protestos pacíficos a fim de exigir o fim do fator previdenciário. Não aguentamos mais.

 

– – – – – – – – – – – – – — – – – – – – – –

FIM

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 10/02/26 MINISTRA DO STF VOTA CONTRA ISONOMIA DA GDASS PARA OS APOSENTADOS A Ministra Cármen Lúcia votou contrário a isonomia da GDASS para servidores/as do INSS ...
segunda-feira, 09/02/26 ATENÇÃO APOSENTADOS(AS) E PENSIONISTAS DA UNIÃO FEDERAL: PRAZO DA AÇÃO COLETIVA DA PARIDADE DA GDPST SE APROXIMA O Departamento Jurídico do SINTSPREV/MG, por meio de sua Assessoria Jurídica, informa que o prazo final para ...
quinta-feira, 05/02/26 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem ...


Convênios

ver mais

Grupo Motor Home Automotivos Mangabeiras . Belo Horizonte - CEP 30315-382 Assistência 24h 0800 800 4600 / Matriz 31 2533 1700 / WhatsApp 31 3786 4600 / (31) 2515-4713 www.grupomotorhome.com.br
Mais detalhes

Cliden Odontológica Clínica Odontológica Centro . Belo Horizonte - CEP 30130-003‎ (31) 3207-5500 / 3207-5502 / (31) 99434-0333 WHATS
Mais detalhes
Top