Sintsprev/MG participa da ocupação da Fenasps ao prédio do INSS
Cumprimento das 30 horas e ato no Ministério da Saúde mobiliza trabalhadores
A Fenasps, o Sintsprev/MG e os sindicatos filiados dos estados do CE – ES – PA – PR – RN – RS – SC – SP e a Oposição Sindical BA) realizaram intensa mobilização em Brasília, na segunda-feira (5), após Plenária Nacional, promovida no domingo (4).
A mobilização começou pela manhã, no edifício-sede do INSS em Brasília, com carro de som e bandeiras de vários sindicatos, para de pressionar a direção do Instituto a discutir as reivindicações dos trabalhadores.
A princípio, apenas cinco representantes dos trabalhadores foram recebidos, sendo dois da Fenasps e três representantes das Agências da Previdência Social (APS) de Cruzeiro, que fica em Taubaté/SP, e de Pimentas, localizada em Guarulhos/SP, que perderam o direito de funcionar no turno estendido e por isso paralisaram as atividades.
OCUPAÇÃO – Com a demora do INSS em receber representantes da Federação e dos sindicatos, os trabalhadores ocuparam o hall de entrada do edifício, sentando diante das catracas de acesso dos servidores e convocando-os a entrar na luta.
Às 14h30, a reunião teve início com representantes dos trabalhadores das APS em greve e contou com a participação do diretor de Gestão de Pessoas, José Nunes, do procurador-geral, Alessandro Stefanutto e assessores do Gabinete da presidência, como Vladimir e representante da Lógistica.
Inicialmente, os representantes do INSS ouviram os problemas apresentados pelos servidores das APS paralisadas e se comprometeram a estudar uma solução para os problemas das condições de trabalho e do turno estendido.
Em relação às outras APS do País e Agências de Demandas Judiciais (ADJ), que também perderam o direito à jornada de trabalho em turno estendido, o INSS se comprometeu a realizar audiência ainda em agosto para tratar do assunto.
O Instituto confirmou também a realização de reunião, no dia 14 próximo, para apresentar o modelo do Plano de Ação e Planejamento do órgão. A Fenasps estará presente neste evento.
MINISTÉRIO DA SAÚDE – À tarde, os servidores se concentraram em frente ao Ministério da Saúde local, onde fizeram ato a partir das 14h. Em virtude do ato, foi agendada agendada audiência para terça-feira (6), às 16h, no próprio ministério, para tratar das reivindicações dos servidores da Seguridade Social (carreiras da Saúde, Previdência e Trabalho – CPST). As principais questões a serem debatidas são: ponto eletrônico e jornada de trabalho.
No ato, também foi escolhida comissão da Fenasps para ir ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para reiterar pedido de audiência para tratar das reivindicações dos trabalhadores daquela Pasta, com ênfase na necessidade de realização de concurso público para recompor o quadro de funcionários do MTE, além de retomar a discussão de Plano de Carreiras e reabertura de negociações neste ministério.
Relatório da Fenasps
Brasília, 6 de agosto de 2013