quarta-feira, 25/09/13

Ação Judicial Individual para Pagamento de Exercícios Anteriores

exeranterioresMuitos servidores têm procurado o Departamento Jurídico do SINTSPREV/MG para verificar o que é possível fazer para receber débitos reconhecidos administrativamente pela União/INSS, que nunca são pagos e acabam por entrar na rubrica de pagamento de exercício anterior“.

 

Esta rubrica reconhece a existência de débito favorável ao servidor, porém o pagamento do crédito reconhecido somente será realizado no caso de haver dotação orçamentária (disponibilidade financeira de recursos) junto à folha de pagamento do órgão específico, permitindo assim à Administração Pública respectiva realizar o pagamento quando lhe for conveniente. Em resumo, trata-se do famoso ditado popular “devo, não nego, pago quando puder”, porém sem uma efetiva previsão de pagamento.

 

Em face dessa situação, a Assessoria Jurídica do SINTSPREV/MG têm iniciado ações individuais para os servidores que se sentirem prejudicados, e que querem tentar receber esses valores de forma mais ágil. O diferencial da ação judicial é que, na Justiça, tem-se a possibilidade de cobrar juros e correção monetária, o que não acontece na esfera administrativa (que sequer tem correção monetária).

 

Apesar dessa vantagem (juros e correção monetária), não é possível prever qual pagamento irá ocorrer primeiro, se o pagamento judicial ou o pagamento administrativo. De todo modo, acaso haja o pagamento administrativo (em folha de pagamento) do valor em discussão no processo judicial, o pagamento realizado será abatido, e o processo ainda irá ter continuidade em relação aos juros e correção monetária.

 

Eventuais dúvidas podem ser sanadas via telefone (0800.600.16.11 – ligação gratuita) ou email (juridicosintsprev@terra.com.br – juridicosintsprev@terra.com.br – juridicosintsprev@terra.com.br – juridicosintsprev@terra.com.br), lembrando apenas que o atendimento pessoal ou telefônico pelos advogados do Sindicato deve ser previamente agendado junto ao Departamento Jurídico.

 

Para verificar os documentos necessários para iniciar essa ação, clique aqui.

Últimas notícias

ver mais
segunda-feira, 10/11/25 REFORMA ADMINISTRATIVA AUMENTA DESIGUALDADES REGIONAIS E FERE AUTONOMIA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS PEC 38 ataca o pacto federativo e impõe teto de gastos indiscriminado para todos ...
sexta-feira, 07/11/25 FENASPS ENCAMINHA OFÍCIO AO PRESIDENTE DO INSS REQUERENDO A REVOGAÇÃO DA PORTARIA 1879 DE 2025 A Fenasps encaminhou ofício ao presidente do INSS requerendo a revogação da portaria 1879, ...
sexta-feira, 07/11/25 FENASPS NOTIFICA MGI SOBRE EXCLUSÃO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO REAJUSTE DOS BENEFÍCIOS SOCIAIS Cumprindo deliberação da Plenária Nacional Virtual, a FENASPS notificou o MGI protestando contra a ...


Top