quarta-feira, 19/02/14

ANS libera comercialização de planos de saúde da GEAP

 

ans2No oitavo ciclo de avaliação trimestral dos planos de saúde, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e anunciado na terça-feira (18), foram liberados para comercialização dois planos da GEAP, que haviam sido suspensos no ciclo anterior.

 

São aos planos “Geap Família”, com cerca de 110 mil beneficiários e o “Geap Saúde II”, com mais de 324 mil assistidos

 

A medida administrativa agora anunciada pela ANS regulariza completamente a comercialização de todos os produtos da GEAP – Autogestão em Saúde.

 

Neste ciclo, 47 operadoras foram proibidas de vender 111 planos, a partir de sexta-feira (21), por descumprimento de prazos e de negativas indevidas de cobertura contratada por consumidores.

 

Segundo a ANS, 83 planos foram suspensos a partir do atual ciclo de monitoramento. Outros 28 permaneceram com a comercialização proibida desde o ciclo anterior, por não terem alcançado melhora necessária. Entre as operadoras, 31 permaneceram na lista de suspensões.

 

A atual suspensão atinge 1,8 milhão de consumidores que já contrataram esses planos e “agora deverão ter seus problemas assistenciais solucionados”, afirmou a agência.

 

De outro lado, 77 planos de 10 operadoras conseguiram melhorar a qualidade dos serviços e foram reativados. Outras 22 operadoras tiveram reativação parcial de seus planos.

 

De 19 de agosto e 18 de dezembro de 2013, período de coleta de dados deste ciclo, a ANS afirmou ter recebido 17.599 reclamações sobre 523 planos de saúde – alta de 16 por cento ante o período anterior e o maior número desde o início do programa, em dezembro de 2011.

 

No atual ciclo, 16 operadoras entraram na lista de suspensões, outras 31 foram mantidas suspensas. A lista de suspensões inclui oito planos da Allianz Saúde, um da Tempo Saúde, oito da Unimed Paulistana e cinco da Amico.

 

GEAP FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL

Registro ANS: 323080

 

Planos Reativados

 

Registro                     Produto                                 Quantidade de beneficiários

434233000               PLANO GEAP FAMÍLIA     110.072

458004084               GEAP Saúde II                    324.321

Total de beneficiários: 434.393

 

 

Veja a íntegra da nota da ANS.

 

A ANS faz o acompanhamento da garantia de atendimento para consultas, exames e cirurgias. Este monitoramento junto às operadoras de planos de saúde é permanente e contínuo e a divulgação dos dados apurados é feita pela ANS a cada três meses.

 

O Monitoramento da Garantia de Atendimento vem apresentando resultados efetivos e tem provocado grandes mudanças no mercado de saúde suplementar.

 

Neste 8º ciclo do Programa, 10 operadoras conseguiram reativar todos os seus 77 produtos anteriormente suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento. Saíram também da medida cautelar 45 planos de 22 operadoras que obtiveram reativação parcial de produtos.

 

Com isso, se intui melhoria direta do acesso e da qualidade dos serviços de saúde suplementar para cerca de 3,5 milhões de beneficiários destes 122 produtos.

 

O total de 111 planos de 47 operadoras tiveram sua comercialização suspensa neste 8º período. Desses, 28 produtos já estavam impedidos de comercialização pelo Programa, o que significa que beneficiários de 22 operadoras permaneceram com risco aumentado de garantia de acesso ao atendimento desde períodos anteriores.

 

A medida busca proteger indiretamente todos os usuários reais e potenciais da saúde suplementar e, diretamente, 1,8 milhões de consumidores, beneficiários dos planos de saúde suspensos no 8° período e expostos ao maior risco de garantia de acesso ao atendimento.

 

A suspensão da comercialização ocorre pelo descumprimento reiterado dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgia e por negativa de cobertura assistencial aos beneficiários de planos de assistência médica e odontológica.

 

Essa ação preventiva é uma resposta rápida da ANS às reclamações da sociedade. A suspensão da comercialização impede que novos consumidores ingressem nos planos com grande número de queixas relativas à cobertura assistencial, a fim de que as operadoras possam adequar os serviços contratados, melhorando o acesso e a qualidade, e assim reativar seus produtos.

 

Além disso, esta medida induz a operadora a concentrar esforços para acertar sua rede assistencial, seus mecanismos de atendimento e relacionamento com seus consumidores de forma a prestar um serviço adequado e oportuno.

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