segunda-feira, 24/03/14

Federais protestam para exigir atendimento das reivindicações

1

 

Fenasps e mais 14 entidades nacionais compuseram a mesa no Planejamento (clique para ampliar) 

 

 

 

A campanha salarial dos Servidores Públicos Federais ganhou novo fôlego com a entrada em greve dos trabalhadores Técnico-administrativos das universidades federais, que paralisaram 30 unidades em todo o país.

 

Nessa terça-feira, 19 de março, mais de mil servidores do Brasil todo realizaram Ato Público em frente do Ministério do Planejamento para exigir resposta do governo à pauta de reivindicações entregue no ato de lançamento da Campanha Salarial, realizado em fevereiro.

 

Depois de muita pressão, 15 Entidades Nacionais presentes no ato realizaram uma audiência com o secretário de Relações de Trabalho do Planejamento, Sérgio Mendonça, e a equipe de negociação do governo para tratar das reivindicações.

 

Ministra do Planejamento não dialoga com servidor

Os representantes das entidades nacionais cobraram do governo a abertura efetiva de negociação das reivindicações dos servidores, pois a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, não recebe e nem dialoga com trabalhadores; recebe apenas os empresários, latifundiários e banqueiros.

 

Em quatro anos ocupando o cargo, a ministra recebeu os servidores uma única vez em abril de 2011. Seria necessário o governo ter mais consideração com os trabalhadores do serviço público e estruturar de fato um processo de negociação que permita tratar das reivindicações dos servidores em caráter permanente.

 

Fomos taxativos, dizendo que a inflação do período (qual?) medida e projetada pelo DIEESE até final de 2014 está na média de 25%, portanto muito superior aos 15% conquistados na greve realizada em 2012.

 

Hoje o governo gasta apenas 4,75% do PIB, ou 30% da Receita Corrente Líquida, com a folha de pagamento do funcionalismo federal, muito inferior aos 5,5% gastos nos governos anteriores na década de 1990.

 

Junta-se a isso os benefícios com valores congelados desde 1998, criando disparidades dentro do Poder Executivo e entre este e os outros poderes de Estado. O tíquete-alimentação, por exemplo, dos servidores do Legislativo e Judiciário é mais que o dobro do valor que os servidores do Executivo recebem.

 

Mendonça e sua velha cantilena

O secretário Sergio Mendonça, utilizando da velha cantilena, disse “nunca antes na história deste país” um governante tratou com tanto respeito os Servidores Públicos e não iria enganar ninguém na mesa de negociação, mas adiou a resposta da pauta, se comprometendo a enviá-la até final de março.

 

Porém, disse que “se existir alguma possibilidade” de o governo atender às reivindicações dos trabalhadores, poderia ser nas questões de benefícios sociais, mas não quis adiantar nenhum valor ou qual seria o período para isso vir a ser concedido. Mendonça ainda reafirmou que, por decisão do governo, as negociações com as entidades serão feitas pela Secretaria de Relações de Trabalho.

 

A posição do governo é liberar dinheiro para FIFA fazer a festa na Copa do Mundo, deixando os trabalhadores ao total abandono, alegando não ter verbas para reajuste salarial nem para atender às reivindicações dos servidores.

A avaliação das entidades é favorável unanimemente à saída dos servidores às ruas e intensificar a mobilização construindo a greve, pois sem a luta direta não teremos atendimento das reivindicações.

 

Veja mais fotos abaixo:

 

2 3

4 6

10

 

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 10/02/26 MINISTRA DO STF VOTA CONTRA ISONOMIA DA GDASS PARA OS APOSENTADOS A Ministra Cármen Lúcia votou contrário a isonomia da GDASS para servidores/as do INSS ...
segunda-feira, 09/02/26 ATENÇÃO APOSENTADOS(AS) E PENSIONISTAS DA UNIÃO FEDERAL: PRAZO DA AÇÃO COLETIVA DA PARIDADE DA GDPST SE APROXIMA O Departamento Jurídico do SINTSPREV/MG, por meio de sua Assessoria Jurídica, informa que o prazo final para ...
quinta-feira, 05/02/26 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem ...


Convênios

ver mais

Estoril Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3025-9322
Mais detalhes

Eliane de Souza Ferreira Psicologia Floramar . Belo Horizonte/MG (31) 98768-7845 / (31) 99146-1068
Mais detalhes

Normandy Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte - CEP 30120-050 (31) 3115-9500
Mais detalhes

Núcleo Odontológico Lapecco Clínica Odontológica Floresta . Belo Horizonte (31) 3449-8503 odontolapecco.com.br Desconto Especial de 25% (vinte e cinco por cento) nos preços que compõem a Tabela Particular.
Mais detalhes
Top