Vereador denuncia assédio a servidores da Funasa em Porto Velho
O vereador Sid Orleans, de Porto Velho/RO, esteve no Ministério Público Federal para denunciar o Secretário de Saúde do Município, Domingos Sávio, pelo assédio moral que estão sofrendo os guardas de endemias e os agentes de saúde publica do quadro federal que trabalham para o município há mais de 15 anos.
Segundo o Parlamentar, o Secretário, que também é servidor federal da FUNASA, não faz sigilo da perseguição. Diz, para quem tiver ouvidos, que os servidores federais são antigos, cansados e que não mais participarão de capacitações e aperfeiçoamentos realizados pelo Município.
“Não entendo esta lógica porque temos servidores federais entre 35 a 45 anos de idade, com mais de 15 anos de trabalho pela frente e o ex sogro do próprio secretário, pelo que eu saiba, é um senhor idoso, servidor federal antigo nas endemias e está lá no Centro de Controle de Zoonoses dando as ordens, questiona Orleans.
Os guardas de endemias e os agentes de saúde pública, servidores federais, com a extinção da antiga SUCAM e a descentralização das ações de combate às endemias, saíram do quadro da FUNASA e foram transpostos para o Ministério da Saúde/MS que disponibilizou todos estes profissionais para os municípios brasileiros para que as atividades de controle tais como: borrifação, fumacê, dentre outras. Com isto só Porto Velho ganhou, pagos pela FUNASA e posteriormente pelo MS, mais de 100 profissionais capacitados.
Para complicar ainda mais a história, Orleans informa que foi procurado, enquanto vereador, por alguns servidores federais que dizem estar sendo obrigados a abandonar os distritos ao longo do Madeira e da BR e voltarem para Porto Velho caso não assinem um documento abrindo mão de todo e qualquer direito trabalhista futuro pelo fato de serem lotados em Porto Velho, mas localizados em tais distritos.
“As vezes eu tenho pena do Prefeito porque além da inexperiência administrativa e a consequente avaliação desastrosa por toda a população, padece com secretários que afundam ainda mais a gestão. Agora dá para entender porque o Baixo Madeira está empestado de malária, inclusive com muitos casos da forma grave da doença, desabafa vereador Sid.
Fonte: jornal Rondônia ao Vivo