sexta-feira, 04/09/15

Greve do INSS em Minas Gerais chega aos 60 dias

AssGreve03Completa hoje 60 dias a greve dos servidores federais do INSS, Anvisa, Funasa e dos ministérios do Trabalho, da Saúde e da Previdência Social em Minas Gerais. Das 15 agências da Previdência Social na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apenas uma mantém atendimento parcial. Nas cidades do interior do Estado, praticamente todas as agências da Previdência estão fechadas ou mantendo o mínimo de atendimento, muitas vezes apenas para informar sobre a paralisação.
 
Ontem (3), também os médicos peritos do INSS decidiram por aderir, em todo o País, à paralisação. Os serviços de perícia estavam prejudicados desde o início da greve, em 7 de julho, por falta de funcionários de apoio administrativo. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sintsprev/MG), menos de 40% das perícias agendadas foram realizadas neste período. Todas as que estão agendadas deverão ser remarcadas por meio do fone 135.  
 
Ainda sem atendimento às reivindicações, os trabalhadores avaliam a resposta do Governo federal apresentada ontem, em forma de memorando de Sérgio Mendonça, Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento e negociador oficial.
 
A diretora do Sintsprev/MG, Cleuza Faustino, está em Brasília, participando das negociações junto com o comando nacional e avalia que a greve segue ainda sem perspectiva de término, por causa da estratégia que o governo adotou de pressionar e tentar vencer os trabalhadores pelo cansaço. O contracheque de milhares de servidores do INSS, neste princípio de setembro, veio em branco, porque diversas Superintendências do órgão determinaram o corte do ponto dos grevistas, apesar da greve ser legal e um direito assegurado na Constituição.
 
Entre as reivindicações dos servidores está a realização de concurso público para suprir o déficit de 14 mil trabalhadores no INSS, reajuste dos salários com base na inflação do período e incorporação das gratificações, visto que, na situação atual, o servidor tem perda de quase 50% ao se aposentar.
 
AssGreve02
 
Eles também pedem melhorias nas condições de recebimento ao público, visto que, por ano, são feitos cerca de 57 milhões de atendimento no País, por cerca de 36 mil servidores, sendo que a maioria trabalha em serviços internos. O INSS possui, atualmente, 32 milhões de aposentados e pensionistas e mais de 60 milhões de contribuintes, que demandam constantes atendimentos. 
 
 
Fotos – Sintsprev/MG
Assembleia estadual realizada em 2/9/2015, na sede do Sintsprev/MG
Na mesa, da esquerda para direita:
Diretores do Sintsprev/MG: Cleuza Faustino, Patrick Osório e Julia Vieira.
 
Contatos com a imprensa:
Cleuza Faustino: (32) 9103-5493
 
 
Assessoria de Imprensa – Alencar Andrade – (31) 8785-8136 

Últimas notícias

ver mais
terça-feira, 10/02/26 MINISTRA DO STF VOTA CONTRA ISONOMIA DA GDASS PARA OS APOSENTADOS A Ministra Cármen Lúcia votou contrário a isonomia da GDASS para servidores/as do INSS ...
segunda-feira, 09/02/26 ATENÇÃO APOSENTADOS(AS) E PENSIONISTAS DA UNIÃO FEDERAL: PRAZO DA AÇÃO COLETIVA DA PARIDADE DA GDPST SE APROXIMA O Departamento Jurídico do SINTSPREV/MG, por meio de sua Assessoria Jurídica, informa que o prazo final para ...
quinta-feira, 05/02/26 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem ...


Convênios

ver mais

Léia Gerken Buffet e Pâtisserie Buffet e Decoração de Festa Horto . Belo Horizonte (31) 3072-2040 / (31) 9 9947-8695
Mais detalhes

Estoril Hotel Hotéis Centro . Belo Horizonte (31) 3025-9322
Mais detalhes

Centro Universitário Unihorizontes Graduação / Pós-Graduação Santo Agostinho - CEP 30.180-121 . Belo Horizonte (31) 3349-2900 / 0800 283 700 www.novo.unihorizontes.br
Mais detalhes
Top