Era Bolsonaro: Estatal que processa dados de aposentadoria demitirá 14% dos funcionários
Atendimento na Agência da Previdência Social (APS) do Shopping Popular da Ceilândia, Distrito Federal – Pedro França – 5.jun.19/Agência Senado
De Julio Wiziack na Folha de S.Paulo.
A Dataprev, estatal responsável pelo processamento de dados das aposentadorias do país, vai demitir 14% de seus funcionários até fevereiro. A medida faz parte de um plano de reestruturação que pode ajudar no processo de privatização da companhia.
Ao todo serão desligadas vinte unidades regionais da companhia que hoje empregam 493 funcionários que prestam atendimento aos clientes da Dataprev. No total, a empresa conta com 3.360 empregados.
A grande maioria dos servidores que atuam no atendimento presta esclarecimentos a dúvidas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
Para estimular o desligamento, a estatal ofereceu um acordo. Os principais atrativos são o pagamento de uma multa de 25% do saldo do FGTS (5% a mais do que define a nova regra da legislação trabalhista em casos de acordo) e um adicional à vista de um ano de depósitos no plano de previdência fechada da categoria.
(…)