INSS: convocação para oficina de produtividade presencial em meio à pandemia deixa servidores apreensivos
O INSS informou que todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde estão sendo respeitados Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio de Janeiro estão apreensivos com a convocação do órgão para uma reunião presencial que será realizada na semana que vem em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde fica a sede da Superintendência Sudeste da autarquia. Uma fonte ouvida pelo EXTRA contou que o encontro seria obrigatório e reuniria cerca de 60 pessoas, o que deixou os servidores desconfortáveis, considerando o aumento dos casos de coronavírus no país.
Em nota, o INSS informou, porém, que a reunião se trata de um projeto do instituto, com foco no aumento da produtividade, intitulado “Oficina de Gestão, Produtividade e Planejamento”, do qual participarão 22 gerentes-executivos, na próxima segunda e terça-feira, na capital mineira.
O encontro foi criticado pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde e Previdência Social (Fenasps), que classificou esse tipo de ação como “um desastre”.
— A direção do INSS está cumprindo à risca a política negacionista do governo. É uma temeridade esse tipo de evento geralmente feito em ambientes fechados, que sempre provoca efeito colateral — disse Moacir Lopes, diretor da Fenasps.
O INSS informou que todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde estão sendo respeitados, e “informados com antecedência aos poucos participantes tal como distanciamento mínimo de dois metros, uso constante de máscara (com troca obrigatória ao longo do dia), disponibilização de álcool em gel para os participantes, assento nominal, aferição de temperatura e ventilação no ambiente.”
Segundo a autarquia, os participantes também estão orientados a não se cumprimentarem, manterem o distanciamento e não circularem pelo ambiente.