ENTIDADES DO FONASEFE APROVAM CALENDÁRIO DE LUTAS E FORTALECEM LUTA POR REPOSIÇÃO SALARIAL
Em reunião virtual nesta sexta-feira, 14 de janeiro, os representantes da entidades sindicais que compõem o Fonasefe, dentre elas a Fenasps, aprovaram um calendário de lutas com datas para o início do ano de 2022, com destaque para o primeiro Dia Nacional de Lutas deste ano, que será realizado nesta terça-feira, 18, com manifestação em Brasília.
Neste dia, será feito o protocolo formal da Pauta Emergencial dos Servidores Públicos Federais (SPF’s) reivindicando reajuste das perdas inflacionárias do período, bem como reivindicação da instalação de processo de negociação das pautas gerais das categorias.
As entidades do Fonasefe estão orientando suas bases para que seja debatida a construção da Greve Geral unificada das categorias do funcionalismo federal, visando a deflagração de um movimento paredista em março próximo.
Na reunião desta sexta, 14, o discurso dos dirigentes sindicais confluiu para a necessidade de união entre as categorias do funcionalismo público, ressaltando que a partir de agora as entidades possuem um período de menos de três meses para trabalhar a Campanha Salarial 2022.
Além da recomposição salarial, os sindicalistas debateram a revogação da Emenda Constitucional (EC) nº 95/2016, que limita o Teto de Gastos; revogação da Emenda Constitucional (EC) nº 109/2021, que limita as despesas primárias ao crescimento do IPCA do ano anterior, e coloca várias vedações aos serviços públicos, entre outros temas.
Confira o calendário:
Calendário de Atividades do Fonasefe:
Janeiro
- Dia 18, terça-feira – Manifestação em Brasília: às 10h no Banco Central, e, à tarde, no Ministério de Economia. Haverá entrega de documento de reivindicação do reajuste salarial;
- Dia 21, sexta-feira – próxima reunião do Fonasefe;
- Dia 27, quinta-feira – Plenária Nacional das Entidades do Serviço Público Federal;
- Dia 28, sexta-feira – Coletiva de Imprensa, às 10h.
Fevereiro
- Dia 2, quarta-feira – Ato no Anexo II da Câmara dos Deputados, se houver condições sanitárias adequadas;
- De 14 a 25 de fevereiro – Jornada de Luta, com manutenção do Estado de Greve.
Março
- Dia 9, quarta-feira – Indicativo de deflagração da Greve Geral.